O governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, lança hoje, em Seropédica, a pedra fundamental da termelétrica Eletrobold, como forma de consolidar o parque de geração fluminense. O empreendimento da empresa Enron – que só saiu do papel com a participação da Petrobras – terá investimentos da ordem de US$ 300 milhões e estará operando no segundo semestre deste ano, gerando cerca de 360 megawatts. A Eletrobold é a segunda termelétrica em construção no estado. Durante as obras serão criados cerca de 600 empregos diretos. “O Rio de Janeiro está caminhando para se tornar, pela primeira vez em sua história, exportador de energia elétrica em 2004”, comemora o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, acrescentando que, além deste projeto de termogeração, existem mais oito em desenvolvimento.
Voz rouca das ruas
O deputado Vivaldo Barbosa (PDT-RJ) coletou cerca de 600 assinaturas em apoio à criação da CPI da Corrupção. As assinaturas foram conseguidas em um único ponto, na esquina das Ruas Sete de Setembro e Uruguaiana, no Centro do Rio de Janeiro, onde o parlamentar, revigorado pela divulgação da pesquisa da Datafolha revelando que 84% dos brasileiros apoiam a criação da CPI, continua de plantão.
Perigoso
Responsável por uma das obras de maior visibilidade na Zona Sul do Rio, um empresário do setor de engenharia tem se notabilizado tanto pelas concorrências ganhas, quanto pelas conquistas extraconjugais. Nos círculos mais íntimos, já está sendo apelidado de serial namorador.
Passo atrás
Em um bar da Zona da Leopoldina, Rio, um dos comentários deste fim de semana foi sobre o sistema de telefonia. Um senhor bem idoso, talvez próximo dos 80 anos, lamentava o fato de que, ao longo de décadas, à medida que a tecnologia aplicada ao setor avança, cada vez mais algarismos o usuário é obrigado a discar para realizar qualquer ligação.
Cavallo
Sem ter muito mais para desestatizar – sobraram as Forças Armadas e a Polícia, mas parece que por falta de interessados – a Argentina partiu para a privatização da Presidência da República.
Filantropia
A ameaça de competição com drogas genéricas – muito mais baratas – levou o laboratório Bristol-Myers Squibb a fechar parceria com a Organização Mundial de Saúde e com o Unicef para fornecer remédios contra a Aids para a África a US$ 1 por dia. O continente africano concentra hoje 25 milhões dos 36 milhões de portadores do vírus HIV. O laboratório estima que cerca de 15 milhões de africanos poderiam ser tratados com drogas poderosas, se tivessem acesso a elas.
Telefônico
O ex-governador do Rio Grande do Sul Antônio Brito é o novo representante do Banco Opportunity nas celulares Telemig e Tele Norte. A principal credencial de Brito no ramo de telecomunicações foi a privatização da Companhia Rio Grandense de Telecomunicação (CRT) durante seu governo.
Suor
Vinte e quatro milhões de moradores da Califórnia, que já pagam a mais alta tarifa de energia elétrica dos Estados Unidos – maior até mesmo que a paga pelos cariocas à Light -, poderão amargar um aumento de 30%, que deve ser aprovado hoje pela Comissão de Utilidades Públicas. O objetivo é ajudar a capitalizar as duas combalidas distribuidoras de energia privada, que andam à beira da bancarrota, por conta da falência do modelo de desregulamentação implantado naquele estado norte-americano. Além de pagar mais caro, os californianos ainda estão ouvindo apelos para conservar energia. A perspectiva para o verão de lá é de ar condicionado desligado para evitar blecautes. No Brasil, começa na próxima semana campanha de “racionalização do consumo”.