Exposição de fotos da Prensa Latina

613

Começou ontem, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a exposição de 60 fotos pertencentes ao acervo da agência de notícias Prensa Latina nestas quatro décadas. O evento também serviu para a entrega de um selo comemorativo às personalidades brasileiras que contribuíram para o êxito da agência: Barbosa Lima Sobrinho, Frei Beto, Fernando Moraes, Lysâneas Maciel, Emi Sader, Neiva Moreira e Newton Carlos, entre outros.
Criada em 1959 como alternativa às grandes agências informativas que transmitiam os acontecimentos internacionais, a Prensa noticiou processos de democratização que ocorriam na América Latina e Caribe. Participaram deste projeto pioneiro personalidades como o colombiano Gabriel Garcia Marques, os uruguaios Eduardo Galeano e Carlos Maria Gutierrez, o cubano Miguel Barnet e o brasileiro Frei Beto.
O jornalista brasileiro Aroldo Wall, que foi o primeiro diretor da agência, foi homenageado, no último dia 17, com a medalha Pedro Ernesto “Pós Morten”. A iniciativa partiu do líder do PDT na Câmara, vereador Lysâneas Maciel, e faz parte das comemorações dos 40 anos da Prensa Latina. Wall, graduado pela UFF, atuou como crítico de cinema e trabalhou no jornal Última Hora  e na Agência de Notícias United Press (UPI). Em 1959, sob a sua direção, foi aberto o primeiro escritório da agência no Brasil, ocupando o cargo de correspondente chefe até 1964, quando foi obrigado a sair do país pelo regime militar. Exilou-se em Cuba, país onde morreu em 1994.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui