A data do fim do cumprimento da pena de estrangeiros condenados no Rio de Janeiro deverá ser comunicada online pela Vara de Execuções Penais à Delegacia de Imigração. É o que determinou o corregedor-geral da Justiça do Rio, desembargador Roberto Wider. Assim, a Polícia Federal terá tempo suficiente para programar a expulsão dos presos do país. Antes ela só era avisada da soltura no último dia da prisão e não tinha tempo hábil de providenciar a compra de passagem aérea para mandá-lo embora do país. Isso criava a oportunidade de os criminosos desaparecerem, antes de a PF embarcá-los de volta.
Instrumento da Fetranspor
“A Fetranspor gastou muito dinheiro para aparelhar o Detro, para comprar ônibus informatizados e para dotar o Detro de uma infra-estrutura destinada à fiscalização do transporte rodoviário. Mas é óbvio que, em reunindo a Fetranspor os empresários de ônibus, não seria razoável acolher que o aparelhamento do Detro se destinava a fiscalizar as empresas de ônibus. O Detro, portanto, seria um instrumento para reprimir ferozmente e arbitrariamente o transporte alternativo”, acusou o deputado estadual fluminense Paulo Ramos (PDT).
Ele criticou, em plenário, o presidente do órgão estadual de trânsito, Rogério Onofre, pela repressão às vans e duvidou que Onofre esteja correndo risco de vida: “Ele é useiro e vezeiro em criar esse tipo de situação; o fez também quando esteve à frente de uma administração municipal. Só vive correndo risco de vida”, ironizou.
Mão na roda
Na próxima segunda-feira, o Detran-RJ abre mais uma rodada de leilões que se estenderá até quarta-feira, quando 487 veículos estarão disponíveis, entre carros, motocicletas, kombis e vans. Do total, 305 têm menos de dez anos de fabricação e 159 foram produzidos há menos de cinco anos. Entre eles, dois Idea 2006 e quatro Siena 2006. Os leilões serão, a partir das 10h, no auditório que fica no pátio da Rodovia Washington Luis, 13.175, em Duque de Caxias. Também será possível dar lances pela Internet, no site www.stopelog.com.br/leilao.php
Pelo correio
Acostumados a más notícias, os brasileiros que se aproximam da aposentadoria, enfim, vão receber uma boa nova. O Ministério da Previdência Social promete que os segurados urbanos que completarem as condições para se aposentar por idade em setembro vão receber carta comunicando que adquiriram o direito ao benefício a partir da data de nascimento. O INSS informa que, esta semana, liberou o terceiro lote do aviso para requerimento de benefício, com 1.348 correspondências.
Descobrindo a República Dominicana
O número de turistas brasileiros na República Dominicana cresceu 16% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, 7.206 brasileiros visitaram aquele país caribenho, contra 6.213, no mesmo período de 2008, segundo o Banco Central da República Dominicana. O Brasil foi o país da América Latina cujo número de turistas para a República Dominicana mais cresceu, seguido por Equador (10,6%) e Porto Rico (3,1%). A assistente de promoção turística da República Dominicana no Brasil, Nodalia Arias, atribuiu o aumento da procura do seu país pelos brasileiros às ações desenvolvidas aqui para divulgar o turismo na nação caribenha.
Também
Embora a peça retórica de advogados em júri constituam um conjunto complexo, certamente, o advogado do ex-ministro Antônio Palocci, José Roberto Batocchio, não recorreu ao acaso, quando, no plenário do Supremo Tribunal Federal, argumentou que “os poderosos também têm direito à Justiça”. Conhecedores da historiografia do Judiciário brasileiro poderiam ressalvar que Batocchio, talvez, tenha se equivocado apenas no advérbio.
Chapeuzinho Vermelho
A renovação de mandatos da diretoria e do conselho da Fundação Real Grandeza – fundo de pensão dos funcionários de Furnas – no próximo mês atiçou o apetite do PMDB, que quer uma fatia desses cargos e de outros nas demais fundações que estão sob o guarda-chuva do ministro Lobão.
Boné
Falando em setor elétrico, o que se comenta é que o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, vai deixar o cargo antes do final do mandato, em janeiro.