Extirpar os progressistas do jogo político

116

As centrais Força Sindical, CTB, UGT, Nova Central e CSB divulgaram nota de apoio ao ex-presidente Lula. “Consideramos a decretação de sua prisão uma medida radical que coloca a sociedade em alerta. Vivemos no Brasil, nos últimos anos, um clima de perseguição política, que tem como pretexto o combate à corrupção, mas cujo objetivo maior é extirpar do jogo político qualquer programa que valorize a área social, o trabalho e a renda do trabalhador, e uma pauta progressista desenvolvimentista.”

Mais do que isso”, continua a nota, “estamos certos de que o objetivo real deste processo é tirar o ex-presidente Lula da disputa eleitoral de 2018. O fato de ter sido a tramitação mais célere da história do Judiciário evidencia o teor persecutório da ação”. “As injustas condenação e prisão do ex-presidente Lula alimentam a divisão do país e o mergulham na insegurança, o que não colabora para a superação da grave crise social, política e econômica a que estamos submetidos. Queremos a liberdade do ex-presidente Lula, até como forma de garantir que o processo eleitoral de 2018 seja limpo e democrático, via essencial para que possa prevalecer nossa plataforma democrática, dos direitos trabalhistas e sociais e do desenvolvimento de nosso país”, finalizam as centrais.

A CUT, braço do PT e maior apoiadora de Lula, não assina a nota.

 

Espaço Publicitáriocnseg

Cara de paisagem

Entidades da imprensa (Abert, Aner e ANJ) repudiaram as hostilidades contra jornalistas que trabalhavam na cobertura da prisão de Lula. Mas preferiram manter prudente afastamento das acusações feitas pelo ministro Gilmar Mendes contra a TV Globo e o jornal Folha de S.Paulo.

 

Feitiço contra o feiticeiro

O ex-espião russo Sergei Skripal, que o governo britânico diz ter sido envenenado com gás nervoso do tipo Novichok no dia 4 de março, “melhora rapidamente” e pode ter alta em poucos dias, anunciou nesta sexta-feira o hospital da cidade inglesa de Salisbury, onde ele está internado.

Antes, Yulia, a filha do antigo agente duplo, que também teria sido envenenada, mostrara surpreendente recuperação. O caso da moça poderia ser considerado um milagre; a recuperação dos dois… bem, Deus deve estar de plantão no hospital, ou então a má contada história começa a virar de cabeça para baixo.

Em entrevista ao Globo, o ex-diretor da Organização para Proibição de Armas Químicas (Opaq), ex-diplomata brasileiro José Maurício Bustani, afirmou que o gás paralisa os órgãos e questionou como os dois poderiam estar vivos.

Bustani diz que atribuir a culpa aos russos, como fez o Reino Unido, foi uma decisão prematura destinada a criar um inimigo externo para fortalecer internamente a primeira-ministra Thereza May, enfraquecida com as negociações do Brexit.

O pano de fundo, porém, é a disputa geopolítica que pretende isolar a Rússia. O governo britânico expulsou 23 diplomatas russos, e Moscou fez o mesmo como resposta. Pouco depois, 14 países da União Europeia (UE), assim como Estados Unidos, Canadá e Ucrânia, também decidiram expulsar diplomatas russos em solidariedade ao Reino Unido.

 

Brizola e João Goulart

O vereador carioca Leonel Brizola Neto se filiou, nesta sexta-feira, ao Partido Pátria Livre (PPL), no qual afirma encontrar os ideais que estruturaram a luta do avô Leonel Brizola: soberania nacional, desenvolvimento das forças produtivas, defesa dos interesses da classe trabalhadora, busca incansável da justiça social, enfim, um DNA nacionalista.

O PPL tem como candidato à Presidência da República João Goulart Filho. As histórias de Jango e Brizola se cruzam, assim como se misturam à História do Brasil. Em 1º de março de 1950, Brizola casou-se com Neusa Goulart, irmã do então deputado estadual, futuro presidente da República, João Goulart.

Já como governador do Rio Grande do Sul, Brizola liderou a Campanha da Legalidade, em defesa da democracia e da posse de Jango como presidente. Em 1964, acolheu o cunhado no Rio Grande do Sul, onde esperava iniciar a resistência ao golpe. Ambos acabaram no exílio. João Goulart faleceu na Argentina, em dezembro de 1976, sem ter conseguido voltar ao Brasil.

 

Tripla jornada

A maior presença das mulheres no mercado de trabalho está levando ao aumento de incidências de doenças crônicas, em boa parte devido à falta de hábitos saudáveis. É o que aponta estudo feito pela clínica Med-Rio a partir dos resultados dos check-ups de executivas.

O percentual de estresse entre as mulheres saltou de 50%, em 2000, para 67%, no ano passado. Nos homens, no mesmo período, o índice cresceu 13 pontos percentuais. O percentual de mulheres com colesterol nestes 17 anos cresceu dez pontos percentuais.

No caso das mulheres, o elevado aumento do estresse se justifica por elas acumularem duplas, às vezes triplas jornadas de trabalho, pois muitas, além do trabalho profissional, lidam com a responsabilidade de gerir uma família, além de realizarem cursos de pós-graduação ou extensão”, avalia o diretor médico da Med-Rio Check-Up, Gilberto Ururahy.

 

Rápidas

Estão abertas a inscrições para a primeira edição do Prêmio SP de Bike ao Trabalho, realizado pela ONG Bike Anjo, que vai premiar empresas e organizações que incentivam o uso da bicicleta no deslocamento ao trabalho. Detalhes em https://debikeaotrabalho.org/premio/ *** O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) e a Escola de Guerra Naval (EGN) realizam o debate “A Estratégia Marítima do Japão”, 12 de abril, na EGN (Urca, RJ).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui