Fabricantes reduzem peso para disfarçar aumentos

482
Ovos de Páscoa (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Ovos de Páscoa (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, começou oficialmente no cargo tendo que desfazer a mudança nos registros de casos e mortes de Covid: “Não sou maquiador, sou médico”, disse semana passada. O pessoal da indústria de alimentos poderia se inspirar no ministro e banir a maquiagem de produtos. Na época da Páscoa, os ovos de chocolate são a bola da vez.

Levantamento realizado pela consultoria Bip indica que os preços caíram, em média, 2,05% na comparação com o ano passado (dados do Procon-SP), mas alguns fabricantes reduziram a gramatura dos produtos. “O consumidor pode não perceber um aumento nos preços dos ovos de Páscoa, mas existe um aumento em termos relativos (R$/kg do chocolate).” afirma o líder de Varejo da Bip, Wagner Pereira.

O preço de 100g de um ovo pode ser até quatro vezes maior do que 100g de uma barra de chocolate da mesma marca. Questões de logística explicam parte da diferença, mas o marketing para ser o maior responsável pela distroção.

Pereira acredita que, com a queda na renda, os consumidores buscarão alternativas de marcas mais baratas ou caixas de bombons. Outra opção são os ovos artesanais. “A produção caseira será impulsionada pelo aumento do desemprego e da informalidade”, explica. “Além disso, os ovos caseiros tendem a ter um preço mais competitivo”, completa. Apesar da expectativa de aumento no consumo de ovos de páscoa caseiros, o comércio como um todo deve sofrer uma queda em relação a 2020.

Espaço Publicitáriocnseg

 

Inócuo e ineficaz

A Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica faz um alerta para o momento crítico da pesquisa clínica no país. Em documento às autoridades, a entidade ressalta que “durante a pandemia, muitos colocaram em dúvida o valor da ciência, mas a realidade mostrou que a única solução para salvarmos vidas e a economia é o desenvolvimento das vacinas”.

“Todas as tentativas possíveis para tratamento preventivo e precoce se mostraram ineficazes, inócuos ou ainda precisam passar pelos testes clínicos que todos os outros medicamentos são igualmente submetidos”, lembra o médico Helio Osmo, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica.

 

Pecador

Pedir jejum e oração pela liberdade não combina com quem defende a ditadura.

 

Rápidas

O núcleo ABDF Jovem (Associação Brasileira de Direito Financeiro) realizará nesta quarta, às 19h, um webinário sobre tributação de softwares e aplicativos, com Cibelle Anea, coordenadora tributária do iFood, e outros especialistas. No YouTube *** A professora de Direito Internacional Carol Proner e o professor titular de História Moderna e Contemporânea Francisco Carlos Teixeira da Silva, ambos da UFRJ, farão palestras sobre “Lei de Segurança Nacional e ditadura nunca mais”, nesta quarta, às 19h, no canal TVIAB no YouTube *** Aasp fará nesta terça-feira, às 17h, o evento “O Direito Penal por Elas.” Inscrições aqui *** A jornalista e escritora Jô Ramos é a mais nova sócia honorária da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-RS). Será correspondente internacional da instituição.

Leia mais:

Confinamento meia boca pode levar a mais lockdown

Violações aos direitos humanos nos EUA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui