Fala de Bolsonaro ainda ecoam negativamente no mercado financeiro

265
Mercado financeiro. Foto: divulgação
Mercado financeiro. Foto: divulgação

No panorama econômico brasileiro desta quinta-feira, um dos temas em destaque foi a divulgação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação. A inflação de agosto foi de 0,87%, a maior taxa para o mês desde 2000 (1,31%).

“Tivemos dados do IPCA acima das expectativas. A curva de juros estressou junto com novas movimentações em Brasília, além do tom elevado entre os poderes. A curva de juros abriu bastante e já precifica altas seguidas, além do que estava previsto no boletim Focus (publicação do BC divulgada semanalmente)”, informou à reportagem do Monitor Mercantil Jansen Costa, sócio fundador da Fatorial Investimentos, escritório credenciado à XP.

Ele afirma que o cenário é de curva de juros subindo, o que não é bom para bolsa, apesar de estarmos em níveis “baratos”. “Mesmo com a bolsa barata, é difícil pessoa física comprar ações nesses níveis, pois está negativa no ano. Muitos clientes perguntam o que fazer para parar de perder dinheiro. Muitos estão stopando posições e migrando para renda fixa porque podem encontrar mais oportunidades”, revelou Jansen Costa.

Ele conta que há títulos pré-fixados para 1 ano com taxas de 8 ou 9%. A bolsa segue na tendência de baixa no curto prazo. “Obviamente esperamos que cenário de Brasília melhore e tenhamos clareza melhor para os próximos meses”.

Espaço Publicitáriocnseg

Bolsa

Na opinião do especialista, se temperatura continuar subindo, podemos ter novas quedas na bolsa principalmente como reprecificação do país, ou seja, incertezas. O Brasil tem dívida PIB melhor no curto prazo, mas sempre há expectativas de isso piorar e se arrastar pelos próximos meses até as eleições.

Lembrando que na quarta-feira (8), o principal índice da bolsa teve queda de 3,78%, a 113.413 pontos, maior recuo diário desde o dia 8 de março, quando o STF anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E as ações das companhias listadas na bolsa de valores brasileira somavam R$ 5,257 trilhões na segunda-feira. E na quarta-feira, após as declarações de cunho golpista do presidente, passaram a valer R$ 5,061 trilhões, segundo levantamento da Economatica.

Terceira via

“Bolsonaro caminha muito a direita e isso tem gerado espaço para terceira via que ainda não existe. Ficou ainda mais polarizado o clima político no país. A temperatura precisa baixar para termos mais estabilidade no país. Partidos prometem entrar com novos pedidos de impeachment e isso não é positivo para o Brasil”, afirma Jansen Costa.

Na opinião do assessor de investimentos, renda fixa volta a ser uma oportunidade. Muitos clientes têm perguntado sobre ativos no exterior aproveitando a alta do dólar e querendo tirar dinheiro do país com medo do que pode acontecer em Brasília. Muita aplicação com juros subindo abre possibilidade de operações com capital protegido porque com juros mais altos fica mais fácil ter essas proteções.

Globalmente, o destaque ficou na parte da manhã para o discurso do Banco Central europeu e dados vindos da China que mostram que a inflação do varejo não veio tão alta, mas o PMI que saiu recentemente mostra uma desaceleração do país. Dados de crédito da China indicam que é possível um problema na área de crédito, já que a maior construtora da China vem mostrando problema de crédito na companhia, citou Jansen Costa.

Outra questão do campo internacional foi a manutenção dos estímulos por parte do Banco Central europeu, o que também ajuda no cenário internacional. Para o Brasil, um destaque em relação a China é a queda do minério de ferro fazendo novas mínimas.” Isso é ruim, já que um dos principais commodities que o Brasil exporta é o minério de ferro, mudando base de troca e entrando menos dólar no país”, concluiu o sócio fundador da Fatorial Investimentos.

Leia também:

Bolsa cai e dólar tem maior alta em 14 meses

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui