Entre os personagens políticos mais citados no ano pela grande mídia brasileira, estão o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT), líderes nas pesquisas de intenção de voto para Presidência em 2022 – além dos também pré-candidatos João Doria (PSDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Sergio Moro (Podemos). Os dados são do Manchetômetro.
Das mais de 7 mil citações a Bolsonaro na grande mídia, 78,12% foram negativas e apenas 1,05% positiva. A marca desfavorável é seguida por Augusto Aras (59,33%), Dilma Rousseff (56,42%) e Paulo Guedes (51,20%), respectivamente.
Lula, o segundo mais mencionado pela grande mídia, teve 1.155 citações, muito abaixo de Bolsonaro. Foram 43,64% negativas e 7,53% positivas. Michel Temer (17,85%), Doria (15,64%), Pacheco (10,31%) e Moro (10%) tiveram as maiores menções positivas em 2021.
O Manchetômetro é produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (Lemep), grupo de pesquisa com registro no CNPq, e sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Telemedicina exige qualificação
O presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Adelvânio Francisco Morato, projeta que a telemedicina deve dar um salto nos próximos anos. Segundo ele, a experiência imposta pela pandemia mostrou que a incorporação da teletecnologia contribui para redução do desperdício e aumento da eficiência e do acesso a serviços de saúde.
Por isso a FBH, que representa mais de 4 mil hospitais privados, dedicou ao tema todo um capítulo da recém-lançada 3ª edição do Manual do Gestor Hospitalar. Morato explica que é preciso preparar os hospitais para essa revolução que vai acontecer. “É preciso ter muita atenção com a segurança dos dados dos pacientes”, relata.
Pente fino
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) iniciou a fiscalização do exercício profissional em hospitais, centros médicos e UPAs no estado, por meio da identificação das atividades técnicas e de seus respectivos responsáveis. Já foram realizadas 182 ações de fiscalização do Crea-RJ, e a meta é fiscalizar 100% dos hospitais até o final do ano que vem.
Consulta o Serasa
De um especialista em logística: “Espero que os armadores que prometem aumentar a frota de cabotagem em 40% um ano após a publicação da Lei do BR do Mar sejam mais sólidos que a ITA. O mesmo espero dos futuros autorizatários das ferrovias e seus bilhões em investimentos.”
Rápidas
Como o brasileiro avalia o impacto da inflação em sua vida e o que ele pretende consumir em 2022? Como ele vê a ação dos bancos e o lançamento o Pix? Quais são os golpes eletrônicos que mais afetam as pessoas? A 4ª edição do Radar Febraban, pesquisa feita pelo Ipespe para os bancos, promete responder essas perguntas. A divulgação será nesta terça-feira *** Até 3 de janeiro, os torcedores do Botafogo estão sendo convocados a vestir a camisa do seu time e doarem sangue. A nova edição da Campanha BotaSangue, do banco de sangue Serum, em parceria com o Botafogo, recebe os doadores nas unidades Centro e Barra.