Falou!

“Reafirmo o que tenho dito desde o início da campanha: vamos criar 10 milhões de empregos, o que o Brasil necessita para incluir no mercado de trabalho uma legião de desempregados, milhares de jovens que procuram o primeiro emprego.”
O autor: o presidente Lula, em entrevista ao jornal O Globo, em 1º de setembro de 2002. Cerca de quatro anos depois, Lula prefere negar o dito, para não explicar o não-cumprimento da promessa.

Sem Excelência
Não é apenas o PT que tenta apagar o passado. O presidente nacional dos tucanos, senador Tasso Jereissati, apresentou substituto, aprovado pelo Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ao projeto de lei complementar que recria a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene): “Passamos a um outro momento histórico. Criamos um novo conceito para o desenvolvimento da região. Procuramos criar uma instituição de excelência para pensar de forma estratégica as políticas de desenvolvimento para o Nordeste, visando a reduzir as fortes desigualdades regionais do país”, comemorou o tucano.
Apesar – ou por causa de – Sua Excelência deve uma explicação à nação: Por que o governo do tucano FH acabou com uma instituição de excelência? Falta de estratégia de desenvolvimento para o Nordeste?

Pequenos adultos
As crianças estão ficando adultas mais cedo. Esta é uma das principais conclusões do Listening Post, pesquisa da Ogilvy Brasil sobre o comportamento do brasileiro. Uma das manifestações desse comportamento é a substituição de brinquedos e brincadeiras por atividades com conteúdo “adulto”, como Internet e jogos eletrônicos. A criança também tem a opinião mais ouvida pela família, diluindo a hierarquia e tornando mais difícil disciplinar jovens e crianças. Sete entre dez entrevistados concordam que a maior proximidade entre gerações prejudica a autoridade dos pais.

Luz
Ainda este ano será encaminhado à aprovação de três ministros projeto para a regulamentação do uso das lâmpadas fluorescentes compactas. A proposta foi elaborada pela ABilumi, associação de congrega as empresas importadoras de produtos de iluminação, que comemorou quarta-feira seu primeiro ano de atividades com um jantar no Julia Cocina, que contou com a presença de autoridades do Procel e do Inmetro.

Existe um banco assim
Um leitor desta coluna ouviu, quarta-feira à tarde, de uma aposentada que, como seus companheiros de infortúnio, mofava numa interminável fila do Banco Real: “Na propaganda, vocês  buscam o cliente em casa com carro, chofer e champanhe. Por que vocês  querem nos enganar dessa forma? Por que é que eu preciso esperar tanto  para ser atendida?”, reclamava a senhora com um caixa.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Capitalismo na origem da pandemia

Agronegócio e destruição do habitat estão nas raízes de 70% das novas doenças infecciosas.

Bitcoin leva 2 pancadas de uma vez

Pagamento de resgate a hackers e declaração de Musk mostram ‘lado negro da força’.

Taxação sobre heranças reflete desigualdade

Apenas 0,5% da receita vem de impostos sobre bens deixados ou doados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Prisão de Pazuello na CPI é improvável, afirma jurista

Liminar concedida por Lewandowski será submetida à apreciação da Corte.

Turismo caiu 17,6% em março

No primeiro mês pandêmico no Brasil, março de 2020, setor viu receitas caírem 22,3%; ante mesmo mês de 2019, retração é de mais de um terço.

Custo de produção de suínos passa dos R$ 7 por quilo vivo

Em abril, os custos para produzir suínos aumentaram 2,33% ante março, fazendo indicador do setor medir a variação nos custos de produção.

Europa opera em comportamento negativo nesta manhã

A Bolsa de Frankfurt cedia 0,80% e Londres operava em queda de 0,66%.

EUA: serviços públicos puxam recuperação da indústria

Nível de produção segue abaixo do período anterior à pandemia.