26.4 C
Rio de Janeiro
sábado, janeiro 16, 2021

Falta ao Brasil o que sobra à China

Não se trata de dinheiro, mas de estratégia. Com a compra de 30 navios Valemax, avaliados em mais de US$ 2,5 bilhões, a China ampliará seu controle sobre as exportações brasileiras de minério de ferro e terá poderes para regular as taxas de frete do mercado internacional nos próximos dez anos ou mais. O Valemax é o maior graneleiro do mundo, com capacidade para até 360 mil toneladas. “Mais uma vez, a China mostrou como o Estado deve adotar uma visão estratégica e de longo prazo, que proporcione a abertura de novas oportunidades para suas empresas e seus trabalhadores”, afirmou o presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), Severino Almeida, ao comentar o significado da operação num momento em que governo e Petrobras discutem a venda de ativos rentáveis da estatal.

O Valemax foi lançado em 2010 pela Vale, que entregou ao mercado apenas 18 das 60 unidades planejadas. A mineradora sofreu um grande revés quando a China proibiu os navios de atracar em seus portos, alegando falta de segurança. O embargo foi suspenso em julho do ano passado, quando a mineradora já havia vendido ou alugado as embarcações, inclusive para alguns armadores chineses que agora encomendaram novos Valemax.

Severino Almeida compara a visão de longo prazo chinesa com as ações brasileiras, quase sempre de curtíssimo prazo, “visando resultados imediatos e ignorando o interesse da Nação”. “A consequência”, finaliza o presidente do Sindmar, “é o desmantelamento de organizações, a eliminação de postos de trabalho e a falta de perspectiva de um ambiente econômico mais próspero.”

Na pressão

Empresários do setor imobiliário paulista estarão em Brasília nesta quarta-feira para, segundo o Sindicato da Habitação (Secovi-SP), “sentir de perto o clima na Câmara e a oscilação do termômetro que mede o voto dos parlamentares ao processo de impeachment”. No radar, admite a entidade, os deputados indecisos.

A missão pode ser explicada de forma mais simples: pressionar, com o poder econômico das empresas associadas, os parlamentares a votarem pelo impeachment. Se esta é a forma nova de fazer política, viva a antiga.

Satisfação

Pesquisa realizada pelo portal Sexlog indica que 54,95% dos cariocas estão satisfeitos quando o assunto é sexo. De acordo com Mayumi Sato, diretora de marketing do site, o Rio de Janeiro é um dos estados que mais se destaca nas pesquisas realizadas pelo portal, que possui quase 5 milhões de usuários.

Estado policial

Uma operação policial desta envergadura – com tantos equívocos republicanos e movimentada com a quantidade de dinheiro facilmente observada – deixa sempre no ar o receio de que o Estado, através de sua Polícia mal conduzida, tenha sido manobrado para apoiar um dos lados de alguma contenda empresarial internacional.” E mais: “É certo que a atuação do Supremo, no caso, desnudou capítulo obscuro do modelo de Estado policial que se estava tentado implantar no Brasil.” Os parágrafos são do ministro do STF Gilmar Mendes, em seu livro Estado de Direito e Jurisdição Constitucional 2002-2010, mas não se referem à Operação Lava Jato. Foi como descreveu, à página 44, a Satiagraha, operação da PF que investigou crimes financeiros e prendeu o banqueiro Daniel Dantas – solto por determinação de Mendes duas vezes em apenas dois dias.

Rápidas

Novidades para casamentos, bodas e aniversários estão na Rio Expo Festas, que acontece até dia 17 na Praça de Eventos do Carioca Shopping *** No próximo dia 28, o Consulado Geral da Holanda no Rio de Janeiro, com o apoio da Câmara de Comércio Holanda–Brasil e patrocínio do Zaroni Advogados, promove uma celebração especial pelo Dia do Rei, no Clube Monte Líbano, no Leblon. Trata-se do feriado nacional holandês, que há várias décadas leva às ruas grande parte dos 16 milhões de habitantes do país, incluindo os membros da família real *** A Diretoria de Ensino da Marinha lançou edital com 64 vagas para o concurso do Corpo de Engenheiros (CP-CEM) em 2016. Os candidatos devem ter menos de 36 anos de idade. As opções são em diversas áreas da Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. O período de vai até 18 de maio pelo site www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou presencialmente em uma das 20 Organizações Responsáveis pela Divulgação (ORDI) distribuídas por todo o Brasil, nos dias úteis, das 8h30 às 16h *** Rodrigo Lacerda, ex-vice-presidente de Marketing do Carrefour, é o novo membro do Conselho da Seed Digital *** O psiquiatra Mauro Gomes Aranha de Lima assumiu a presidência do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) até 2017. Entre as metas, lutar por uma Medicina inclusiva, que possibilite o acesso universal e equânime, conforme os princípios e as normativas do Sistema Único de Saúde (SUS) *** Tem Feira de Produtores Rurais no Caxias Shopping (RJ) neste domingo. Quem visitar o evento vai encontrar alimentos cultivados de forma natural como frutas, verduras e legumes, além de artesanato e doces *** A Prosoft, da multinacional Wolters Kluwer, anunciou a nomeação de Roberto Regente Jr como novo CEO da empresa.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.