Falta combinar com os russos

Muito da incompetência dos Bolsonaro é parte do projeto; mas este não é à prova da realidade.

Falta inteligência política ou o confronto é projeto?” A pergunta, sobre o Governo Bolsonaro, foi feita pela cientista política Maria Hermínia Tavares de Almeida no seminário dos 50 anos do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em São Paulo, esta semana.

A questão permite uma variante: até que ponto as idas e vindas da Família Bolsonaro são conscientes e quando começa a trapalhada? Pois ninguém duvide que muito do que parece incompetência faz parte do projeto. Isso ficou claro nas eleições, assim como é nítido que o centro de comando vem de fora (não, ninguém aqui pensou no Homem de Virgínia).

Porém, a estratégia não é à prova de erros, nem à prova da falta de traquejo dos Bolsonaros. Não se pode ter a petulância de achar que se controla as reações dos demais envolvidos (mídia, sociedade, elite, povão etc.)

Nesta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro distribuiu, em grupos de WhatsApp, um texto que navega na direção citada acima. De autoria não revelada, a nota insinua hipóteses de um golpe de Estado para implantar um Estado policial ou a renúncia.

Mais reveladora é a resposta de Bolsonaro por meio de seu porta-voz, o general Otávio do Rêgo Barros: “Venho colocando todo meu esforço para governar o Brasil. Infelizmente os desafios são inúmeros, e a mudança na forma de governar não agrada àqueles grupos que, no passado, se beneficiavam das relações pouco republicanas. Quero contar com a sociedade para juntos revertermos essa situação e colocarmos o país de volta ao trilho do futuro promissor. Que Deus nos ajude!”

Que Deus ajude o Brasil!

 

Viagem de jaleco

O turismo médico – viagem em busca de procedimentos como cirurgias plásticas, serviços odontológicos e acupuntura – movimenta mais de US$ 100 bilhões anualmente e cresce progressivamente, de acordo com a Medical Tourism Association, a principal organização do setor no mundo.

No Brasil, o cenário é promissor, mas ainda é pouco explorado. Por isso, é tão importante debatermos os desafios e oportunidades de um mercado em ascensão que engloba diversas áreas e que pode trazer grandes investimentos para o estado”, conta o presidente do Instituto Carlos Chagas, Ricardo Cavalcanti Ribeiro.

O médico se reuniu na quarta-feira com os secretários de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Edmar Santos, e de Turismo, Otavio Leite, para desenvolver um grupo de trabalho a fim de discutir os desafios do desenvolvimento do turismo de saúde e médico hospitalar no estado.

 

Empreendedores

Provavelmente estimulados pela MP da Liberdade Econômica de Bolsonaro, milicianos de Rio das Pedras (RJ) iniciaram uma ligação por barco entre a comunidade e o metrô da Barra da Tijuca. A Capitania dos Portos apreendeu a embarcação. Como é difícil conviver com a burocracia!

 

Rápidas

As Exportações Brasileiras e seus Entraves” é o tema de palestra que José Augusto de Castro, presidente da Associação dos Exportadores do Brasil (AEB), realizará na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) nesta quarta-feira, às 10h30 *** O Planetário da Gávea, no Rio, apresenta neste domingo, às 14h30, a peça de teatro Anjo Azul aCerca de Tudo, que conta a saga dos autistas e seus familiares na sua relação com o mundo e a sociedade. A direção é de Joel Vieira *** A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) promove a terceira edição do Hospital Summit, 21 e 22 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), durante a 26ª Hospitalar. Inscrições e programação em hospitalsummit.com.br/ *** De 22 de maio a 21 de junho, o Memorial da América Latina recebe a exposição 17 ODS para um Mundo Melhor. Com entrada gratuita, aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU *** Nelcina Tropardi, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken, assume a presidência da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) *** O MP Federal, em parceria com Escola Superior Dom Helder Câmara e com apoio da FGV, realiza em 23 e 24 de maio, em Belo Horizonte, o seminário “Compliance e Combate à Corrupção – Políticas de Prevenção a Desastres Ambientais”. Inscrições: direitorio.fgv.br/eventos/compliance-e-combate-a-corrupcao-politicas-de-prevencao-a-desastres-ambientais *** O italiano Massimo Tancredi foi homenageado com o título de Embaixador do Turismo do RJ pelo proféssor Bayard Boiteux. Tancredi chefiou o escritório comercial da Itália no Rio.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...