Falta de acesso à internet eleva desigualdade

Aumento de 1 ponto percentual no acesso aumenta o crescimento per capita em 0,1 a 0,4 ponto.

Fatos e Comentários / 19:44 - 29 de jun de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A crise econômica e sanitária deixou escancarada a desigualdade social. Mostrou também a importância do acesso à internet, que ainda é um luxo: metade da população do mundo não tem acesso à rede, seja por um dispositivo móvel ou por banda larga de linha fixa, informa o Fundo Monetário Internacional (FMI).

As economias avançadas, como Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido e Canadá, têm as mais altas taxas de acesso, entre 80 e 100 usuários por 100 habitantes. Mesmo entre as grandes economias emergentes há grandes disparidades, que variam de cerca de dois terços dos cidadãos com acesso, no Brasil e no México, a cerca de um terço na Índia.

Pesquisa do FMI constata que um aumento de 1 ponto percentual na participação de usuários da internet na população aumenta o crescimento per capita em 0,1 a 0,4 ponto percentual na África Subsaariana. Ter internet confiável permite que algumas empresas continuem suas operações em meio a bloqueios, o que mantém as economias em funcionamento.

 

Demora = desemprego

É obrigação do presidente Jair Bolsonaro comunicar até esta terça-feira a prorrogação do Benefício Emergencial, como fez com o Auxílio Emergencial, caso contrário, o fechamento de mais empresas e milhares de demissões é de exclusiva responsabilidade do governo. A opinião é de Mario Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal.

Nesta segunda-feira, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, afirmou que o benefício – foram realizados 11 milhões para suspender o contrato de trabalho ou reduzir a jornada e salário desde o início de abril – será prorrogado.

Só que o governo tem de entender que empresas têm prazos e não podem ficar à espera da lentidão da equipe econômica. A demora pode levar a mais desemprego entre os trabalhadores com carteira (já foram demitidos 1,1 milhão este ano).

 

Pela Democracia

Mais de 70 entidades, entre elas o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aderiram à campanha #BrasilPelaDemocracia #BrasilPelaVida, lançada nesta segunda-feira nas redes sociais

Na divulgação do movimento, as entidades reforçam que “a democracia é condição indispensável para a construção de alternativas que possam superar todos os desafios que estão colocados hoje em nosso país”. A próxima etapa, chamada de Virada da Democracia, será realizada no próximo fim de semana (4 e 5 de julho) e incluirá a realização de debates, lives e shows em defesa da democracia e da vida. O IAB promoverá um webinar para discutir o assunto.

 

Vestibular remoto

A OMS estiva que uma vacina contra Covid não chegará em menos de 1 ano. Como não pretende ficar fechado este tempo todo, o Insper decidiu aplicar prova de vestibular a distância. Candidatos que não possuem o equipamento necessário terão acesso a computadores pessoais.

 

Rápidas
 

O próximo entrevistado do programa de Lives, da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, é Sérgio Costa e Silva, diretor do Música no Museu. Será nesta terça, 18h, no Instagram @niceviaapiaturismo. As lives são produzidas com o apoio de Bayard Boiteux e apresentadas por Viviane Fernandes *** A Aasp realiza nesta terça-feira, às 17h, o webinar “PPPs e concessões no Brasil: dilemas e tendências”, com Elisa Bastos, diretora da Aneel, entre outros. Inscrições aqui *** A FGV EPGE realiza nesta terça-feira, 18h, webinário com o Secretário de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, Guilherme Mercês, que apresentará um diagnóstico das finanças e das perspectivas de curto e longo prazos no âmbito fiscal. A transmissão será pelo Youtube da FGV *** Inglês para Atendimento, Atendimento ao Cliente e Automaquiagem são os cursos mais procurados no aplicativo Ensina by FS *** O Fórum de Direitos Autorais, realizado anualmente pelo Centro de Apoio ao Escritor (Casa das Rosas–São Paulo), realizará nesta terça, 19h, a edição deste ano do evento pela plataforma Google Meet. Inscrições aqui.

 

 

 

 

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor