Falta um ingrediente

Nos esquemas de gabinete para substituir Michel Temer por Rodrigo Maia, com objetivo de manter a agenda de desmonte da Previdência e dos...

Nos esquemas de gabinete para substituir Michel Temer por Rodrigo Maia, com objetivo de manter a agenda de desmonte da Previdência e dos direitos trabalhistas, falta um ingrediente: um mínimo de apoio popular. Temer está perdendo até mesmo seus poucos esquemas no empresariado porque vem sendo bombardeado diariamente por parte da mídia que o sustentava, Globo à frente. Mas esta súbita mudança de posição, da mídia e depois de parte das empresas, só ganhou corpo porque Temer conseguiu alcançar, em um ano, índices de impopularidade sem paralelo.

Ainda que Rodrigo Maia aceite ir para o cadafalso, em troca de uma efêmera passagem na Presidência da República, nada garante que ele conseguirá implantar as bandeiras que levaram Temer ao nível de junk. Muito pelo contrário.

 

Desperdício criminoso

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que vistoria os hospitais federais no Rio de Janeiro visitou nesta sexta-feira o de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Segundo relato da Comissão, a direção da unidade afirmou que o sistema de regulação de consultas e exames não funciona. Por causa disso, em maio, o hospital poderia ter realizado 54 cirurgias reparadoras de mama para casos de câncer, e só um procedimento chegou a ser feito.

Pelo menos 120 profissionais de enfermagem tiveram seus contratos encerrados desde fevereiro, mas as vagas não foram preenchidas. Nos Centros de Controle Intensivo (CTI), uma área inteira precisou ser fechada por falta de médicos e outra teve redução nos leitos.

Estiveram presentes os deputados Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Chico D’Angelo (PT-RJ) e Hugo Leal (PSB-RJ), além do Cremerj e do Coren. Nesta segunda, a Comissão visitará o Hospital da Lagoa.

 

Falta anjo

Ainda sobre pesquisa divulgada semana passada pela coluna, sobre startups, 61,1% acreditam que a importância de uma aceleradora, incubadora e parque tecnológico é irrelevante ou pouco relevante. Pode-se atribuir este dado ao pouco acesso a estas instituições, uma vez que 60,5% se declaram independentes.

Com relação ao financiamento, 57,9% das startups pesquisadas responderam que já conseguiram realizar uma primeira rodada de captação para investimentos. Dessas, o maior percentual foi entre R$ 501 mil a R$ 1 milhão, com 27% das captações registradas na pesquisa, sendo a principal fonte de captação os investidores anjos, segundo 34% dos entrevistados.

Entretanto, apesar do crescimento de 300% no capital investido em startups entre 2013 e 2016, o número de investidores anjo no país teve um acréscimo pequeno, de apenas 3%. A pesquisa foi realizada pela Parallaxis Economia e Ciências de Dados e pelo escritório Perrotti e Barrueco Advogados com 120 empresas e investidores.

 

Alvo

Estudo do professor Thomas E. Patterson, da Harvard Kennedy School, mostrou que a imprensa dos Estados Unidos, a britânica e a alemã citaram três vezes mais Donald Trump que os presidentes norte-americanos precedentes. E que, no decurso dos 100 primeiros dias da sua presidência, 80% dos artigos eram claramente desfavoráveis a Trump.

 

Rápidas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio realiza neste sábado o Dia D da Campanha Estadual de Vacinação contra Febre Amarela. Depois de muita procura, o assunto esfriou, e as vacinas agora sobram nos postos fluminenses *** Estudo da Fiocruz, em parceria com o Instituto Pasteur, da França, mostra que é alta a possibilidade de reaparecimento – após 75 anos – da febre amarela urbana no Brasil *** A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recebe nesta segunda-feira o assessor especial da Presidência da República para a reforma tributária, Gastão Alves de Toledo. A reunião vai tratar também dos impactos da unificação do PIS e da Cofins sobre o setor produtivo, especialmente o de serviços *** Nesta segunda, às 18h, a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) realizará o vernissage do desembargador Marco Aurélio dos Santos Fróes, que exibirá suas telas que têm como tema principal as paisagens das pequenas cidades do interior do Brasil. Será no salão de eventos da Lâmina III do Tribunal de Justiça (Rua Dom Manuel, 37, 5º andar, Centro). Depois da festividade, os quadros ficarão expostos na Sala da Adega da Associação (Rua Dom Manuel, 29, Museu da Justiça) *** Também nesta segunda, ocorrerá o Baile Caxias Shopping (RJ), com forró pé de serra e as canções populares deste gênero musical . Das 17h às 21h *** A FGV inicia nesta segunda, em São Paulo, a quarta edição da Semana Educação Executiva, com palestras sobre temas como Operação Lava Jato, neurociências e Blockchain. As 14 palestras ocorrem até dia 14, a partir das 19h, na Rua Itapeva, 432. Inscrições: http://mgm-saopaulo.fgv.br/eventos/4-semana-educacao-executiva-de-10-14-de-julho

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Condomínios do Rio podem exigir comprovante de vacinação

É recomendado que tal exigência seja aprovada em assembleia por maioria dos presentes

Agronegócio brasileiro ainda está amadurecendo tecnologicamente

Por Regina Teixeira – Especial para o Monitor Mercantil

Livro traz bastidores de aquisições de startups por grandes empresas

Livro: 'Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup'

Plano de assinatura garante um smartphone novo todo ano

A parceria une o propósito da Samsung de trazer inovação a cada lançamento - desta vez oferecendo sua terceira geração de smartphones - e...

WhatsApp testa funcionalidade de indicação de negócios em SP

Por enquanto só São Paulo terá esse recurso