Na sua cruzada (bem-sucedida) para manter o mandato, o deputado Roberto Brant (PFL-MG) deitou falação, separou povo de opinião pública, clamou pelo corporativismo do Congresso, mas deixou de explicar detalhe capital: por que recorreu à intermediação de empresa do publicitário Marcos Valério para receber contribuição, segundo ele, legal da Usiminas?
Um país de “barmen”
A abertura de uma filial da gigante Wal-Mart em Chicago atraiu 25 mil pessoas para disputar 325 empregos; outras 11 mil fizeram o mesmo na filial de Oakland (Califórnia). “Obviamente, o emprego está longe de ser pleno. Ele (Bush) se vangloriou de uma taxa de desemprego baixa, mas não admite que ela é falsa, porque não conta os milhões de trabalhadores desencorajados que já saíram do mercado de trabalho.” A crítica é contundente, mas ganha maior importância quando se sabe quem a fez: consta de artigo do economista Paul Craig Roberts, ex-secretário Assistente do Tesouro no Governo Reagan e ex-editor associado do Wall Street Journal.
Os EUA tiveram a menor criação de empregos já registrada (desde 1939). Nos últimos cinco anos, os negócios privados só criaram 958 mil empregos na economia, enquanto o setor governamental criou 1,1 milhão. Ainda pior é que a maioria desses empregos não são de tempo integral, revela o boletim do Movimento de Solidariedade Ibero-americana, que reproduziu o artigo de Craig: “O país terminou 2005 com menos horas trabalhadas no setor privado do que em janeiro de 2001.”
Sem os novos empregos em nos bares, nos últimos cinco anos, a economia do país teria ganho míseros 64 mil postos de trabalho. Em outras palavras, há uma depressão em empregos no país. O ex-secretário de Reagan também relata que, nos mesmos cinco anos, os EUA perderam 16,5% de empregos industriais.
Temático
Considerado o maior especialista em entretenimento turístico do país, Alain Baldacci confirmou a presença no I Forum Planet Work/Cesgranrio de Turismo, que será realizado dia 31 deste mês. Baldacci, ex-presidente da Associação Mundial de Parques Temáticos e diretor do Sindicato de Parques Temáticos do Brasil, vai falar sobre “Tematização no Turismo e Novas Tendências”. Também participará do fórum o professor Bayard Boiteux, diretor do curso de Turismo da UniverCidade e representante do Ciret no Brasil, que falará sobre “O Marketing Turístico”.
Outros nomes confirmados: Paulo Gaudenzi, secretário de Estado de Turismo da Bahia, Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo, Paulo Salvador, diretor de Marketing da cadeia Accor, e Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio. Mais informações em www.planetworkrio.com.br ou através dos telefones (21) 2456-5700 e 3322-4459.
A ver aviões
Se um consumidor optar por viajar pela American Airlines e desistir da viagem, poderá ter sério problemas. Um cliente contratou uma viagem pela empresa e foi obrigado a desistir por motivos pessoais. No entanto, apesar de informada, a companhia aérea continua cobrando, mensalmente, o valor da passagem no cartão de crédito do cliente. O escritório da empresa no Centro do Rio está com o telefone sob sigilo, ou seja, a companhia telefônica não pode informar o número. O consumidor não tem como reclamar.
Sol no ar
Ainda que por poucos minutos, o PSOL rompe, nesta quinta, às 20h30, a polarização de iguais PT/PSDB e apresenta seu programa partidário em cadeia nacional de rádio e televisão. Além de homenagear o Dia Internacional da Mulher, o partido da senadora Heloísa Helena promete apresentar proposta alternativa para um novo Brasil. O PSOL também vai reafirmar as denúncias de corrupção nos governo Lula e FH e vincular a situação de elevado desemprego e miséria do povo à “farra da alta lucratividade” do setor não produtivo.
Tabletes
Líder do mercado brasileiro de chocolates, a Kraft Foods Brasil lançou esta semana o Lacta Joy, com um objetivo ambicioso: buscar o primeiro lugar no segmento de tabletes médios, único em ela não detém a liderança. O público-alvo do novo produto, apresentado pela companhia como “o chocolate da combinação perfeita”, são os jovens, de 18 a 25 anos, das classe A e B.