Faltou gás

Em 2006, a indústria extrativa fluminense – leia-se extração de petróleo e gás natural – registrou expansão de 5,03%. A taxa é quase dez pontos percentuais inferior à de 2005, de 14,99%, indicando forte desaceleração. No primeiro trimestre do ano, a produção ainda conservou o dinamismo de 2005, crescendo 17,54%. Nos trimestres seguintes, por força de paralisações nem sempre previstas, a taxa reduziu-se drasticamente, ensaiando tímida recuperação nos meses finais do ano. A informação consta dos estudos socieconômicos do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

Homenagem
Por falar em TCE-RJ, o presidente do Tribunal, José Maurício Nolasco, recebe nesta quinta, às 18h, a Medalha Emerj, no Palácio da Justiça.

Classificados
O banco norte-americano Citigroup Inc. anunciou a venda de dois de seus prédios comerciais em Manhattan (Nova York) por US$ 1,58 bilhão. O banco busca se recuperar de seus elevados resultados negativos – em novembro, anunciou encargos adicionais de até US$ 11 bilhões com as perdas no setor de crédito hipotecário. A transação depende ainda de aprovação da diretoria do Citigroup. O bancão não informou se as vendas poderão ser financiadas.

Há vagas
Segundo uma pesquisa feita pela London Business School, 40% das empresas brasileiras não investem mais em tecnologia por falta de pessoal qualificado. Na Índia, apenas 20% das empresas afirmaram deixar de investir por falta de qualificação. A falta de profissionais qualificados de tecnologia da informação (TI) pode ser medida pelos dados do programa de Formação de Capital Humano em Software (FCHS), lançado no ano passado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia: em 2005 existiam cerca de 17 mil vagas ociosas no mercado de tecnologia.
Para o professor José Roberto Cereja, coordenador pedagógico da Escola Superior de Design Digital do Instituto Infnet, o que se pede hoje em dia são trabalhadores que, além de dominarem os softwares, “sejam criativos”.

Ética na política?
A palestra “Solidariedade na política: opção preferencial pelos pobres? Princípios republicanos? Ética na política?” encerra o ciclo “O valor da solidariedade”, organizado pelo Instituto Solidariedade Brasil (ISB). O palestrante será o ex-senador Roberto Saturnino Braga. O evento começa às 17h30 desta quarta-feira, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ (Largo de São Francisco, 1, Centro – RJ)
Seis Sigma
O gerente de Projetos de Serviços para América Latina da Xerox Corporation, Luiz Alexandro Araújo, falará sobre o caso Xerox de Lean Six Sigma durante o 1º Encontro do Grupo Seis Sigma Brasil no Rio de Janeiro – Da teoria à prática. O evento acontece no dia 8, de 9h a 13h, no auditório da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), que fica na R. Passo da Pátria, 156- Niterói.

Reconhecimento
Apesar da apertada derrota no plebiscito, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aproveitou a ampla participação popular no processo para capitalizar a institucionalização da sua revolução bolivariana: “Enfim, a oposição reconheceu a Constituição de 1999 e saiu às ruas para apoiá-la.”
Convocada logo após a primeira eleição de Chávez para presidente, em 1998, a Constituição de 1999 sempre foi duramente atacada pela mesma oposição que, no plebiscito, se apresentou como sua guardiã, para tentar se aproximar do eleitorado chavista.

Pré-apagão?
Terça-feira, o Rio de Janeiro viveu um dia de apagões localizados. Vários trechos do Centro e de Laranjeiras, na Zona Sul da capital, amargaram longos e seguidos períodos de falta de energia. A capital do estado é atendida pela Light. Até o fechamento da edição, o Raio de Bauru não fora responsabilizado.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorEspetáculo do crescimento
Próximo artigoSegredo do sucesso
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cortes poupam petroleiras e ‘bolsa refrigerante’

Para liberar auxílio emergencial, governo prejudica setores essenciais.

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Investimento chinês em pesquisa aumentará 7% ao ano até 2025

País divulga 14º Plano Quinquenal; desde 1953, PIB cresceu 1.232 vezes.

FMI: orçamento deve atender direitos das mulheres

No Egito, por exemplo, houve mais recursos para serviços públicos de creche.

Planos registram maior número de beneficiários desde dezembro de 2016

Dados de janeiro foram divulgados hoje pela ANS e confirmam tendência de crescimento no país.

MP-RJ pede júri popular para Flordelis e mais oito réus

Deputada é acusada de mandar matar o marido; 11 réus respondem ao processo, mas o MP pediu para não se pronunciar sobre dois deles.

Payroll de fevereiro surpreendeu positivamente as expectativas

Soma-se às surpresas a revisão no número anterior de 49k para 166k e, principalmente, a criação de vagas no setor privado em 465k.