Farmarcas: modelo associativo, marcas e mercado

Nesta entrevista, Fabio Chacon explica como funciona o modelo associativo da Farmarcas, quarto maior agrupamento farmacêutico do mercado brasileiro.

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Fabio Chacon, da Farmarcas
Fabio Chacon (foto divulgação Farmarcas)

Conversamos sobre a Farmarcas com Fabio Chacon, diretor Comercial da associação de farmácias.

O que faz a Farmarcas?

A Farmarcas é uma associação inserida na Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias) que nasceu com o intuito de mostrar ao mercado brasileiro que é possível desenvolver uma associação com um modelo 100% profissionalizado, em que os seus associados, ou seja, as suas farmácias, conseguem competir em pé de igualdade com as grandes cadeias do mercado através do seu direcionamento e da sua orientação.

Como a Farmarcas organiza suas marcas?

Atualmente, a Farmarcas tem 11 marcas, mas ela começou com apenas quatro. Nós não lançamos uma única marca, pois a nossa estratégia era ter uma competição natural entre as marcas de forma a que os empresários pudessem trabalhar com mais de uma marca dentro das suas cidades.

Entre as nossas marcas, nós temos a Super Popular, que é a nossa flagship, onde são feitos os testes das ações que precisam ser implementadas nas demais marcas, e a Ultra Popular, que possui a maior quantidade de lojas, mais de 1.100 em um universo de 1.707. As demais marcas possuem uma quantidade menor de farmácias, mas todas as lojas possuem o mesmo nível de estratégia e de competitividade. Um ponto importante é que não existe uma diferenciação estratégica entre as marcas.

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Com a consolidação do nosso modelo, outras associações da Febrafar nos pediram para que fossem administradas pela Farmarcas. Com isso, nós chegamos ao atual número de 11 marcas que trabalham com o direcionamento estratégico feito pelo nosso escritório. Por exemplo, o consumidor não tem contato com a Farmarcas, e sim com as nossas marcas, mas a estratégia de relacionamento é feita pela Farmarcas.

O modelo associativo é um modelo de franquia? Se eu sou um empresário pequeno, com uma ou duas farmácias, eu posso me associar a Farmarcas?

Não, o modelo associativo não é um modelo de franquia. Os modelos de negócio, em termos de estratégia de posicionamento, são muito parecidos, mas como a Farmarcas é uma associação, ela é uma empresa sem fins lucrativos, ou seja, todo o seu lucro tem que ser, obrigatoriamente, revertido para o seu negócio, pois não existe retirada. Para que tenhamos uma referência, em um modelo cooperativista, o lucro é dividido entre os cooperados, e em um modelo de franquias, o lucro fica com o seu dono. Como todo o lucro da Farmarcas é revertido para os seus associados, isso lhe dá uma grande condição de competitividade.

Com relação a quem pode se associar, nós temos diversos tipos de empresários na nossa base, desde associados que possuem uma loja a associados que possuem mais de 100 lojas. A Farmarcas está aberta a novos associados, mas eles precisam entender que nós temos um direcionamento estratégico muito claro para que as nossas farmácias tenham o mesmo nível de qualidade e para que os consumidores se relacionem com as nossas marcas de uma forma plena dentro da nossa estratégia.

Cada marca possui um posicionamento diferente?

Não, não possuem. Como todas as marcas possuem o mesmo posicionamento junto ao consumidor, não existe uma marca premium ou uma marca mais ou menos importante.

Em termos de geografias, as marcas da Farmarcas competem entre si?

Apesar das marcas serem diferentes, existe uma regra de zoneamento que garante que cada uma das nossas farmácias não fique uma na frente da outra. Isso porque a concorrência deve existir com os outros concorrentes do mercado, e não com as próprias marcas da Farmarcas.

Nós temos uma ferramenta de geolocalização, que foi desenvolvida pelo nosso laboratório de inovação, que define, através do nosso aprendizado, quais são os pontos corretos onde devem ser abertas às nossas lojas.

A Farmarcas pretende ter uma única marca?

Não, não pretende, pois foram os acordos de administração de marcas que fizeram a sua grandeza. Nos últimos anos, a taxa de abertura da Ultra foi muito maior que a taxa de abertura das outras marcas, mas a concentração não faz parte do nosso planejamento estratégico. Pelo contrário, pois quem escolhe a marca que vai trabalhar é o associado.

Como funciona o modelo de gestão da Farmarcas?

Nós temos conhecimento sobre a forma correta de atuação de uma farmácia. Por exemplo, a Farmarcas possui um faturamento médio de R$ 600 mil por loja e quase 200 lojas que faturam acima de R$ 1 milhão. Além disso, nós devemos fechar este ano com um faturamento total de R$ 10 bilhões. Dentro desse conhecimento coletivo, nós entendemos as similaridades que existem entre as lojas e estabelecemos um padrão de excelência de farmácia. Dessa forma, quanto um associado entra na Farmarcas, ele passa a utilizar uma estratégia que é embasada no conhecimento prévio que adquirimos.

Como nós somos muito austeros para trazer novos empresários para o negócio, tanto que não ficamos no mercado prospectando, fazendo propaganda ou mostrando paybacks, nós escolhemos as pessoas que entram aqui. Isso porque a pessoa tem que estar preparada e ter condições mínimas para se juntar a Farmarcas dentro do seu modelo de negócio.

Como a Farmarcas se posiciona no ultracompetitivo mercado brasileiro de farmácias? Qual a visão da Farmarcas sobre esse mercado?

Nós prestamos um serviço de qualidade para o nosso associado de forma a que ele tenha diferenciais competitivos para que as nossas marcas sejam conhecidas. Por exemplo, a Ultra Popular é conhecida como a farmácia mais barata do Brasil, sendo que preço é muito importante neste mercado. Garantir um mix ideal, a preços competitivos e com um bom nível de atendimento é o principal fator de sucesso das nossas farmácias.

Com relação à nossa visão, o Brasil possui mais de 90 mil farmácias, sendo que o canal independente, que não participa de agrupamentos farmacêuticos, tem fechado muitas lojas nos últimos anos. Nesse sentido, a nossa missão é fazer com que os independentes, que venham para a nossa associação, consigam prosperar. Com isso, a Farmarcas já é o quarto maior agrupamento do mercado farmacêutico brasileiro.

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