Faturamento das PMEs cresce 9% no 2º trimestre

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Loja de material escolar (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Loja de material escolar (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

As pequenas e médias empresas dos segmentos de agronegócio e de comércio foram as que mais cresceram no primeiro semestre de 2021, aponta o Índice de Atividade Econômica de PMEs (IAE) da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, que leva em consideração o faturamento médio mensal de mais de 65 mil PMEs brasileiras.

O faturamento médio das PMEs do agronegócio avançou 73% no 2º trimestre, comparado aos três primeiros meses do ano, enquanto as do comércio tiveram um crescimento de 53%. Outro setor que apresentou recuperação foi o de serviços, com alta de 59% em relação ao 1º trimestre, segundo a Omie.

Em estabilidade, aparecem dois setores: Indústria e Varejo. Já as PMEs da área de Infraestrutura foram as que mais sofreram no primeiro semestre de 2021, com queda de 28% no 2º trimestre em relação aos primeiros três meses do ano.

“De modo geral, o faturamento médio das PMEs no 2º trimestre de 2021 apresentou uma alta de 9% sobre o faturamento médio do 1º trimestre. Há uma tendência de recuperação, que será consolidada após a análise da movimentação do próximo trimestre. Seguiremos neste monitoramento”, diz Fabio Flaksberg, COO da Omie.

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Faturamento PMEs (fonte Omie)
Índice de Atividade Econômica das PMEs (fonte Omie)

Em Infraestrutura, o segmento de eletricidade e gás teve o desempenho mais fraco até então, puxando para baixo o faturamento médio mensal de todo o setor. No 2º trimestre de 2021, o faturamento médio mensal foi 34% abaixo do obtido no 1º trimestre. Já as PMEs de coleta, tratamento e disposição de resíduos mostraram crescimento de 17% nos últimos três meses do semestre em comparação com os primeiros, assim como as de construção de edifícios, que demonstraram uma aceleração de 18% no mesmo período.

O Índice de Atividade Econômica de PMEs (IAE) cria quadrantes de desempenho das pequenas e médias empresas brasileiras separando-as por CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Para elaborá-lo, a Omie analisa dados anônimos de faturamento de mais de 65 mil clientes, cobrindo 995 CNAEs (de 1.301 existentes).

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