O varejo farmacêutico do Brasil cresceu 3% em março de 2024, se comparado com o mesmo período de 2023. Levando em conta o mês anterior (fevereiro), março teve um crescimento de 11%. É o que diz o estudo “Shopper Report” da Bnex, que analisou 2,1 milhões de transações de vendas para essa edição.
Nesse mesmo comparativo, destaca-se a suave variação de 1,9% do preço médio, patamar abaixo do apresentado nos últimos meses, que era de aproximadamente 5%.
Outro fator interessante foi o aumento nos itens na cesta, que no geral teve um crescimento de 1,5%. Toda essa movimentação está associada à compra antecipada de medicamentos de uso contínuo, já que março é o mês que antecede o reajuste anual do teto para o aumento do preço dos medicamentos em 2024, que esse ano ficou em 4,5%.
Os clientes fidelizados aproveitam os benefícios para comprar mais com preços melhores. A maioria são mulheres de 30 a 49 anos. A participação das faixas acima de 60 anos mantém o patamar acima de 20%, participação significativa quando comparada à participação desse público na população brasileira.
O Índice de Fidelização e Engajamento do Varejo (Ifev) da Bnex representa, a partir da análise do tíquete médio, a diferença entre engajamento de compra de cliente fidelizado versus cliente não fidelizado no mês.
Como o reajuste de medicamentos é feito em 1º de abril, o Ifev do mês de março acaba sendo o melhor dos últimos 12 meses, uma vez que o consumidor compra medicamentos de uso contínuo antes do reajuste de preços.
O levantamento apontou que clientes fidelizados realizaram compras com um valor 74% maior do que as realizadas pelos clientes não fidelizados. O mês de abril, com chegada de frentes frias no país, ainda abre oportunidade para venda de medicamentos MIP-OTC para gripes, resfriados, febre e dor.
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