Fausto Silva deixa a TV Globo

1367
Fausto Silva (foto divulgação, TV Globo)
Fausto Silva (foto divulgação, TV Globo)

Depois de três décadas, o apresentador do Domingão do Faustão, Fausto Silva, deixará, no final deste ano, a telinha da TV Globo. Seu contrato, que estava em fase de renegociação, não será renovado, uma vez que Faustão preferiu, talvez até por não concordar com os termos que estavam sendo discutidos, encerrar seu trabalho à frente do dominical. Sua decisão, todavia, pegou a todos os integrantes da sua equipe de surpresa. Porém, até o final deste ano, ele continuará na telinha, fazendo piadas e levando entretenimento ao brasileiro, ainda que, vez por outra, com brincadeiras consideradas grosseiras e mesmo impertinentes e comentários irreverentes e repetitivos.

Sem dúvida alguma, Fausto Silva é um dos maiores comunicadores da televisão brasileira e construiu uma biografia respeitável nesse veículo de comunicação, que seduz as massas. Ao anunciar sua saída da emissora dos Marinho, ele declarou sua gratidão à Globo, emissora na qual muito aprendeu, e enfatizou a parceria celebrada durante todo esse tempo, “de respeito e de sucesso”. Segundo ele, “a empresa é quase perfeita”.

Como a programação precisa continuar e como substituições precisam igualmente ser consideradas, o nome de Ivete Sangalo, que já esteve na emissora como apresentadora, voltou a circular no Projac. Todavia, outros nomes, como de Eliana e Rodrigo Faro, parecem estar no radar da emissora, mas são somente ilações. Nesse resto de ano, e por causa da pandemia, a Globo vai reapresentar as melhores temporadas do programa de Fausto Silva, com edições semanais do “Dança dos Famosos” e do “Show dos Famosos”, dois dos mais apreciados quadros do seu programa.

Maior salário da TV Globo, recebendo R$ 5 milhões de reais, Fausto Silva não vai pendurar o boné e nem muito menos se aposentar. Está cheio de planos, mas prefere não divulgá-los, até ter convicção sobre qual rumo dará à sua vida profissional. Uma coisa é certa: não irá residir fora do Brasil.

Espaço Publicitáriocnseg

Ainda adolescente, Fausto, aos 14 anos, iniciou sua carreira como repórter da Rádio Centenário, em Araras, cidade do interior de São Paulo. Em seguida, decidiu mudar para Campinas e lá atuou, por alguns anos, na Rádio Cultura, onde comandou, com sucesso, o musical New Pop Internacional. Já na década de 70, migrou para a Rádio Record, em São Paulo, e foi apresentar o jornal da noite, do qual também era redator.

Foi lá que Fausto se iniciou no esporte, atuando como repórter de campo na Jovem Pan. Além do rádio, Fausto também se dedicou ao jornalismo, tendo sido contratado pelo jornal O Estado de S. Paulo, como repórter esportivo. Foi nessa função que, em 1977, foi levado para a Rádio Globo, convidado pelo amigo Osmar Santos.

Por obra de Francisco Paes de Barros, então diretor da Rádio Globo, e do chefe da equipe de esportes, Edison Scatamachia, um horário foi conseguido na Rádio Excelsior para que Osmar Santos extravasasse esse entusiasmo com o programa Balancê, que recebia artistas de teatro e televisão, políticos. Fausto participava do programa como repórter ou assumindo a apresentação. Em 1983, Fausto se torna o primeiro apresentador do Balancê, acentuando o lado cômico com seu jeito escrachado. Em outubro desse mesmo ano, o Balancê passa a ser transmitido com auditório, da lendária Palhaçaria Pimpão, no bairro de Santa Cecília, na capital paulistana.

Em janeiro de 1984, Goulart de Andrade visitou o Balancê. Impressionado, propôs a Fausto e toda a equipe a passagem do programa para a TV. Em março desse ano, foi ao ar, pela TV Gazeta, o programa Perdidos na Noite, em horário comprado por Goulart de Andrade. Em setembro, o programa passou para a Rede Record. Em 1986, o Perdidos na Noite passou a ser transmitido pela TV Bandeirantes para todo o Brasil, sendo que antes era só transmitido para São Paulo. Na mesma emissora, Fausto chegou a apresentar o programa Safenados e Safadinhos.

Dono de um sucesso absoluto, Fausto foi convidado a migrar para a TV Globo, em março de 1989, estreando na emissora o programa de auditório Domingão do Faustão.

Fausto Silva nasceu no interior de São Paulo, filho de Maury Correia da Silva e Cordélia Morais. Casou-se pela primeira vez com Lucia Helena, com quem permaneceu por dez anos. Em seguida, Fausto foi casado por dez anos com a ex-modelo e artista plástica Magda Colares, com quem teve uma filha, Lara. Atualmente, é casado com Luciana Cardoso, ex-modelo e jornalista, que é 27 anos mais nova que Fausto, e com ela, tem mais dois filhos: João Guilherme e Rodrigo.

Faustão possui o famoso bordão “ô loco, meu”, também conhecido como “ô loco, bicho”. O apresentador também possui o bordão “reclames do plin-plin”, usado para referir-se aos intervalos comerciais. “Esta fera aí, meu”, esse usado para elogiar alguém ou alguma atração de seu programa; além do “quem sabe faz ao vivo!”. Há também o “agradecendo sua audiência, sua paciência”, usado sempre antes do encerramento programa.

Desde o começo da década de 2010 o apresentador vem tendo seus bordões e trechos de seus programas para memes na internet. Os mais conhecidos seriam o “Errou!” que o apresentador disse em um programa de 2011, onde uma participante da gincana respondeu uma pergunta de maneira errada e por duas vezes Fausto repetiu o bordão.

E enquanto não se decide como serão as tardes de domingo, a partir do ano que vem na Globo, fiquemos assistindo aos melhores momentos do Domingão do Faustão. Luciano Huck, que desponta vez por outra como candidato ao Planalto, terá de pensar muito agora. Ou ele se impõe como alguém que poderá ocupar o lugar de Fausto, ou ele necessariamente terá de deixar a emissora para poder se candidatar à Presidência da República.

Uma coisa é certa, muita coisa ainda por acontecer nos próximos meses…

Aguardemos, pois, as cenas dos próximos capítulos!

 

Paulo Alonso, jornalista, é reitor da Universidade Santa Úrsula.

Leia mais:

As ‘instituições’ e os objetivos nacionais

Nacional-trabalhismo: a realidade neoliberal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui