Membros da equipe inspecionam uma estação de energia fotovoltaica (PV, sigla em inglês) de 550 megawatts em Wenzhou, província de Zhejiang, leste da China, 15 de dezembro de 2021. (Xinhua / Xu Yu)
HANGZHOU, 19 Dez (Xinhua) – A energia gerada a partir de módulos fotovoltaicos (PV, sigla em inglês) na água em uma fazenda de peixes na cidade de Wenzhou, província de Zhejiang, no leste da China, foi conectada à rede, combinando aquicultura offshore com a geração de energia limpa.
Mais de 1,4 milhão de módulos fotovoltaicos cobrindo uma área de cerca de 4,7 km quadrados de água, transforma a área de planície de maré em uma estação de geração de energia com uma capacidade instalada de 550 MW.
O projeto contribui para um aumento de 26% na geração de energia limpa na rede elétrica de Wenzhou, equivalente à redução de 648.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano, pois caso contrário, essa energia seria feita a partir da geração de energia térmica.
A estação da fazenda de peixes deverá enviar 650 milhões de quilowatts-hora de eletricidade para a rede em média a cada ano, o suficiente para fornecer energia para 130.000 residências.
“Módulos fotovoltaicos também podem ser usados para ajudar a regular a temperatura da água e a quantidade de oxigênio nela, tornando-a mais adequada para a aquicultura de água salgada”, disse Wang Hairong, gerente do projeto fotovoltaico combinado com aquicultura da Wenzhou Taihan.
Ele afirma que outra estação de energia fotovoltaica também será colocada em uso na área de planície de maré no próximo ano. Fim