Até amanhã, pessoal!
Ásia – O mercado acionário japonês fechou novamente em alta, ainda sustentado pela expectativa de que o Banco do Japão intensificará os estímulos monetários após vitória na eleição parlamentar da coalização liderada pelo primeiro-ministro Shinzo Abe.
Na China, o primeiro-ministro Li Keqiang comentou que a economia de seu país está “basicamente estável” e que o crescimento no segundo trimestre provavelmente foi semelhante à taxa de 6,7% registrada nos primeiros três meses do ano. Isso sugere que Pequim está na trajetória para cumprir sua meta de desempenho econômico este ano. Os números do PIB chinês são esperados para amanhã à noite, com expectativa de alta para 1,6% no segundo trimestre 2016.
Na balança comercial de junho, as exportações da China tiveram queda anual de 4,8% no mês passado, menor do que a redução de 5% prevista por analistas, enquanto as importações recuaram 8,4%, mais do que o declínio projetado de 6,4%.
Europa – Os mercados europeus encerraram os pregões com pequenas baixas, realizando os lucros recentes após quatro sessões de ganhos. O setor bancário italiano voltou a preocupar os investidores da região sem uma definição de como o governo administrará essa crise. Além disso, o mercado aguarda novidades após a posse da nova primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e expectativa de que o Banco da Inglaterra (BoE) anuncie corte de juros em sua reunião de política monetária amanhã.
EUA – Os índices do mercado de ações Dow Jones e S&P 500 tiveram um dia em realização de lucros após dados de estoque de petróleo, e na parte final do pregão ficaram estáveis após a divulgação do Livro Bege.
O Petróleo WTI em NY chegou a cair 5% após o relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) indicar que o excesso de estoque global pode pesar sobre os preços.
O Livro Bege, relatório do Federal Reserve que aborda as condições econômicas em 12 macrorregiões do país, reportou que a atividade econômica segue se expandindo em ritmo modesto, com mercado de trabalho aquecido e ligeira pressão sobre os preços.
Brasil – O Ibovespa passou por realização durante o pregão, acompanhando os movimento de Europa e EUA, mas após o comunicado do Livro Bege a pressão vendedora perdeu força e os compradores voltaram a atuar até o fechamento positivo. A sinalização do relatório do livro Bege foi entendida pelos investidores locais como um fator que ainda pode atrasar o aumento da taxa de juros nos EUA, isso fez com que ativos de siderurgia (CSN e Gerdau), Vale e bancos puxassem o mercado para os ganhos.
Destaque para Gerdau, que recebeu formalização de decisão do Carf referente à multa tributária que pode chegar perto de R$ 4 bilhões. As ações estiveram em forte queda, mas a empresa disse que irá recorrer e os ativos se recuperaram.
.
Régis Chinchila
CNPI EM-426
Analista da Terra Investimentos DTVM














