Até amanhã, pessoal!
Ásia – Os mercados asiáticos fecharam sem direção nessa terça-feira. No Japão, após a volta de feriado local, o Nikkei seguiu em movimento de alta pelo sexto pregão consecutivo, recebendo impulso de um iene relativamente mais fraco. O mercado espera que o BOJ divulgue mais medidas de estímulo na sua próxima reunião de política monetária entre 28 e 29 de julho.
A Nintendo voltou a ser destaque positivo em Tóquio hoje, com um salto de 14% em seus papéis, ainda embalada pelo sucesso de seu recém-lançado jogo para smartphones, o Pokémon Go.
Na China, o Xangai fechou em baixa influenciado por preocupações com o enfraquecimento recente do iuane frente ao dólar.
Europa – As principais Bolsas europeias encerraram o dia em baixa, com investidores cautelosos em meio à queda do Petróleo, tensões geopolíticas e expectativa para reunião de quinta-feira do BCE. Outro fator foi aqueda acentuada da confiança econômica na Alemanha, a pesquisa ZEW que mede as expectativas econômicas na maior economia europeia revelou forte contração do indicador de julho em meio às incertezas geradas pelo processo de saída da Grã-Bretanha da União Europeia.
Destaque também para o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) que revisou para baixo a expectativa do PIB Global de 3,1% em 2016 e 3,4% em 2017, corte de 0,1% em ambos os dados.
EUA – Os índices do mercado acionários fecharam com pequenas quedas, com investidores avaliando os resultados trimestrais das empresas.
Entre as empresas que já divulgaram resultados, os bancos continuam a superar as expectativas. Hoje, o Goldman Sachs engrossou essa lista ao anunciar crescimento de 73,3% no lucro do segundo trimestre. Na contramão, a Netflix está entre as companhias castigadas por sua performance trimestral, com queda de mais de 13% nas ações.
Brasil – O Ibovespa teve um dia de indefinição, oscilando entre ganhos e perdas durante todo o pregão.
Após uma sequência de nove altas consecutivas alguns investidores aproveitaram para realizar um pouco dos lucros, destaque nas ações em baixa para Vale, Gerdau, Usiminas e CSN, que acompanharam seus pares no exterior com queda do minério de ferro na China.
As empresas estatais (Banco do Brasil e Petrobras) seguem no radar do lado comprador, com melhora da percepção em relação ao governo Temer e gestões mais profissionais no comando das empresas.
Aconteceu hoje a reunião do presidente em exercício, Michel Temer, e o chamado núcleo econômico, mas após o evento a Assessoria de Imprensa do Planalto informou que não haveria coletiva. O mercado aguarda por anúncio de alguma medida para estimular investimentos e ajudar a retomada do crescimento.
.
Régis Chinchila
CNPI EM-426
Analista da Terra Investimentos DTVM
Fontes: Broadcast, CMA, Bloomberg e Exame