Fecomércio-RJ mais que o dobro

120

A Federação do Comércio do Rio (Fecomércio-RJ) teve de acatar liminar a pedido de integrantes do Conselho de Representantes para examinar as contas do presidente da Federação, Orlando Diniz, que será votada pelo Conselho. A entidade não queria a presença de técnicos que auxiliassem os conselheiros. Em pauta, a alta nas despesas dos departamentos, que saltou de R$ 8,516 milhões, em 2011, para R$ 18,624 milhões, em 2012.
Não é a única disputa da Fecomércio-RJ na Justiça: a entidade tenta barrar intervenção da Confederação Nacional do Comércio (CNC) no Sesc estadual.

Clima
Se manifestantes alhures se mobilizam em defesa de seus direitos, e, alguns poucos entre eles, recorrem a paus e pedras, entre outros artefatos, a imprensa tupiniquim concorda que esses movimentos sejam batizados de Primavera Árabe. Se coisa análoga ocorre no Brasil, aí, vira Inverno Paulista ou Carioca. Certamente, a diferença de tratamento não se deve apenas às diferenças das estações.

Primavera Paulista
O vigor adquirido pelo movimento contra o aumento das passagens, particularmente em em São Paulo, surpreende e incomoda muitos por razões variadas. Em primeiro lugar, por representar uma fagulha no marasmo político que acompanha o ufanismo vazio que engolfa o Brasil já há quase duas décadas. Também é singular que tenha como alvo um dos setores que mais maltratam os brasileiros, como o de transporte, e, ao mesmo tempo, tão amigável como anunciante da imprensa decrépita. Para os acomodados e contemplados, é surpreendente o despertar de brasileiros, essencialmente jovens, que se indignam e, mais grave, ousam se levantar para protestar contra seus descalabros. Diante disso, o aumento da passagem de 6,6% é apenas uma face de uma questão que se soma aos mais variados tipos de desrespeito aos usuários, como atrasos constantes, tarifas extorsivas e serviços precários.

Guetos
O vigor demonstrado pelas manifestações contra o aumento do preço das vantagens expõe o caráter retrógrado e datado da imprensa que tentou reduzir a cobertura à criminalização do movimento e a sua desqualificação. E, ao mesmo tempo, desautoriza grupelhos que, inseguros quanto à capacidade de as idéias justas se imporem quando ganham concretude, tentam se apropriar da mobilização recorrendo a atos inconsequentes e predatórios. Esse tipo de marginal político é alimentado, registre-se, pela demofobia de governantes para os quais povo só existe em períodos eleitorais, e que consideram natural acionar a violência policial de forma totalmente desproporcional. Em ambos os casos, são movimentos inúteis que não têm força para aprisionar as ebulições sociais.

Espaço Publicitáriocnseg

O povo manda
Conselheiro do Clube de Engenharia, Paulo Matri apóia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo deputado federal Nazareno Fontes (PT-PI) que estabelece que as decisões definitivas de mérito proferidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adin), entre outras decisões, “deverão ser encaminhadas à apreciação do Congresso Nacional, que, se manifestando contrariamente à decisão judicial, deverá submeter a controvérsia à consulta popular”.
“Se a atual proposta do deputado Nazareno já estivesse incorporada à Constituição, quando o Supremo decidiu sobre a Adin3.273, esta decisão seria apreciada pelo Congresso e, se ele se posicionasse contrário à decisão do STF, o povo seria chamado a votar em um plebiscito sobre a preferência ou não ao monopólio estatal do petróleo no país. Assim, quem tem o poder, segundo a própria Constituição, opinaria. Por isso, sou favorável à atual PEC do deputado Nazareno”, declarou Metri.

Financiamento
A implantação de um novo Sistema Financeiro Internacional Complementar voltado para o financiamento de projetos sustentáveis nos países em desenvolvimento e seus reflexos sobre o comércio exterior de serviços será o tema da palestra do professor Virgilio Gibbon, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (ENAServ 2013), que será realizado dia 25, em São Paulo. O ENAServ 2013 é um evento organizado pela AEB e pelo MDIC, em parceria com a FecomercioSP, e será realizado em São Paulo, dia 25. As inscrições permanecem abertas e podem ser feitas pelo site www.enaserv.com.br.

Multi-étnica
Pela primeira vez, morreram mais cidadãos brancos estadunidenses  do que o número de nascidos. Isso só era esperado para daqui a sete anos. Em três décadas, prevêem as entidades ligadas ao censo, as minorias vão ser o grupo étnico majoritário nos Estados Unidos. Atualmente, os brancos somam 64% da população. Os asiáticos tiveram crescimento de 2,9%, os negros, de 1,3%, e os hispânicos, de 2,2%. Estes já representam um em cada seis estadunidenses.

Invasão chinesa
O parlamento da Nicarágua aprovou projeto de concessão à China para construção de um canal ligando o Atlântico e o Pacífico, o que vai gerar concorrência com o já congestionado Canal do Panamá. A concessão será por 100 anos.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui