O presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, disse nesta quinta-feira que o Fed planeja publicar neste verão (do hemisfério Norte) um documento de discussão sobre os benefícios e riscos potenciais da emissão de moedas digitais do banco central (CBDC) nos Estados Unidos.
“O documento representa o início do que será um processo cuidadoso e deliberativo”, disse Powell, acrescentando que o Fed pedirá comentários públicos sobre questões relacionadas a pagamentos, inclusão financeira, privacidade de dados e segurança da informação.
O presidente do Fed observou que o organismo não chegou a uma conclusão sobre se deve e como avançar com um CBDC dos EUA.
“Achamos que é importante que qualquer CBDC potencial possa servir como um complemento, e não um substituto do dinheiro e formas digitais atuais do setor privado do dólar, como depósitos em bancos comerciais”, disse ele, relata a agência de notícias Xinhua.
Powell também disse que o projeto levantaria importantes políticas monetárias, estabilidade financeira, proteção ao consumidor, questões jurídicas e de privacidade e “exigirá reflexão e análise cuidadosas”.
Muitos bancos centrais estão experimentando ou pelo menos conceitualmente pensando em lançar versões digitais de suas moedas, e a China está entre as primeiras grandes economias a avançar com sua experiência, disse Helge Berger, chefe da missão da China e diretor-assistente do Fundo Monetário Internacional Departamento da Ásia e Pacífico, à Xinhua no mês passado.
“Vimos algumas das vantagens das moedas digitais durante a recessão do ano passado, quando as autoridades fiscais da China usaram meios eletrônicos para direcionar o apoio fiscal a consumidores específicos de maneira útil”, disse Berger.
Leia também: