Feliz 2006

“Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra frente…
Tudo vai ser diferente!”
Carlos Drummond de Andrade

Impressão em relevo
Em 2004, as vendas do setor de formulários somaram R$ 1.861 milhão, sendo 43,3% do segmento print (21,4% de dados variáveis e 21,3% de listagens). “Pela primeira vez nas pesquisas dos últimos anos, o segmento de dados variáveis desponta como o segundo mais importante segmento da Abraform, com excelente rentabilidade”, destaca o vice-presidente da Abraform, Marcos da Cunha Ribeiro, citando pesquisa do Instituto e Marketing Industrial, sobre mercado de impressão de formulários. Elaborada com base nos dados de 2004, o levantamento inclui os segmentos print, listagens, PDV, etiquetas, dados variáveis (impressão eletrônica ou digital) e serviços.

Tradição resiste
Outro destaque em 2004 ficou com o setor de listagens, com consumo médio de 5 mil toneladas/mês no Brasil: “A listagem chama a atenção porque, apesar de todos os impactos tecnológicos do segmento – laser, ink jet e automação bancária – o volume é ainda significativo. Indica maturidade dos clientes no ambiente de indústria e comércio, com alto grau de consciência na relação custo-benefício para emissão de relatórios simples, de conferência, razão contábil, e inventários, entre outros”, destaca Ribeiro, explicando que a emissão de listagem com impressora matricial tem custo total para o usuário de 1/10 do custo via impressora laser; e 1/100 do custo de impressão via inkjet.

Fidelização
Os principais clientes do setor de formulários continuam a ser a indústria e o comércio (80%); seguido pelo setor público (11,7%); e pela área financeira (5,1%). O segmento com maior número de produtores na indústria de formulários é o print, com 198, seguido por etiquetas (79), listagens (57) e dados variáveis (49).
Segundo a pesquisa, as micro, pequenas e médias indústrias representam 90% das unidades em atividade no segmento. Apenas 5% são empresas de médio porte e 3,2%, de grande porte. O segmento emprega 18.579 funcionários, 35,7% dos quais estão no segmento print, seguido por dados variáveis (24,3%) e listagens (14,4%).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTranquilidade
Próximo artigoCusto Brasil

Artigos Relacionados

Commodities voltam a subir e ameaçam inflação

Brasil dependerá, mais que nunca, do comportamento do real frente ao dólar.

Rio manda R$ 2,4 tri para União e só recebe R$ 171 milhões

Estado é um dos mais prejudicados da Federação.

Não, a Petrobras não quebrou

Na época em que os preços dos combustíveis não eram descontrolados, caixa da estatal era superior ao atual.

Últimas Notícias

Valor da internet em Portugal está mais barato

Dados recentes do Eurostat, Serviço de Estatística da União Europeia, referentes a dezembro de 2021, mostra que Portugal lidera na descida de preços dos...

Modal finaliza aquisição da integralidade do banco digital LiveOn

O Modal, banco de investimento, fechou a aquisição de 100% da infratech LiveOn, operação divulgada em outubro de 2021, e só agora aprovada pelo...

Fitch afirma IDRs BB’ e rating nacional ‘AAA do Itaú Unibanco

A Fitch Ratings afirmou nesta segunda-feira os IDRs (Issuer Default Ratings - Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e...

Balança comercial registra déficit de US$ 117 milhões

A corrente de comércio (soma de exportações e importações) brasileira cresceu 28% e fechou a terceira semana de janeiro em US$ 28,91 bilhões. Os...

Subida de juros assusta investidores

A segunda-feira (24) foi marcada como um dia de aversão a risco com fortes quedas nas bolsas internacionais, observou Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial...