Feliz ano novo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não enviou mensagem de saudação à China por ocasião das comemorações do ano novo chinês, como fizeram seus antecessores desde o reatamento das relações entre os dois países. Mas a desfeita foi amenizada pela filha mais velha de Trump, Ivanka, que foi à festa na Embaixada da China. Mais: levou sua filha Arabella, de cinco anos, que fez sucesso ao cantar em mandarim – ela estuda a língua desde os três anos.

Não são poucos os analistas internacionais que acham que a China sairá ganhando com a agressividade do presidente norte-americano. O risco de perda de mercado nos EUA por conta da imposição de taxas de importação é grande, mas já há grandes varejistas da terra do Tio Sam reclamando – Walmart e Amazon não seriam as potências que são sem os produtos made in China. O ganho dos chineses seria na Europa e na Ásia, onde consolidaria sua liderança. De forma discreta, ao estilo chinês.

Estancar a sangria

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi impedido de assumir um ministério no final do Governo Dilma sob a alegação de que era um estratagema para ganhar foro privilegiado. Pois nesta quinta-feira foi exatamente o que o presidente Michel Temer fez, ao conceder ao Gato Angorá uma pasta com status de ministério. Moreira Franco é citado um punhado de vezes nas delações da Odebrecht, e não só.

Na vez de Lula, o juiz Sérgio Moro divulgou uma conversa ilegalmente grampeada da então presidente para criar um clima e bombardear a pretensão do ex-presidente. Agora, os tempos são outros.

Convite formal?

A Petrobras fez um convite a 40 empresas para a construção de um gasoduto que vai ligar São Bernardo à Refinaria de Capuava (Recap), além de fazer interligações dentro da refinaria. Desta vez não foram chamadas apenas estrangeiras, como aconteceu recentemente na retomada das obras no Comperj, divulga o site Petronotícias, que alerta: os critérios utilizados para estes convites fogem do padrão da empresa. “Misturaram empresas brasileiras pequenas e médias com gigantes estrangeiras”, afirma o site. Para participar, é obrigatório que a companhia tenha sido avaliada anteriormente e que tenha tido aprovação desta experiência. “Mas, pela lista apresentada, pode ser garantido que muitas convidadas terão que ficar pelo caminho, já que não dispõem desta qualificação, que é uma exigência. Se a própria Petrobras sabe disso, por que convidar essas empresas?”

Planetário

São Paulo ganha um espaço de múltiplos usos de 36 mil m² a apenas duas quadras da Av. Paulista. O projeto, do arquiteto Samuel Kruchin, reúne quatro espaços mesclando áreas públicas e privadas. O empreendimento, da incorporadora Brookfield, terá uma torre comercial, um planetário e um centro de pesquisa do Instituto de Física Teórica, além de um casarão do início do século XX e um bosque associado a uma praça de convivência.

Dinheiro não é problema

Fernando Pacheco, consultor empresarial, lança O Caminho dos Líderes (http://livro.ocaminhodoslideres.com.br/). O livro conta em suas 116 páginas 19 histórias de diretores e presidentes de grandes empresas nacionais e internacionais. Interessante é que o discurso deles tem algo em comum: dinheiro não é o mais importante.

Ex-diretor-geral do Linkedin América Latina, Osvaldo Oliveira fala, em seu depoimento a Pacheco: “Não consigo ver um trabalho, neste momento, que só me gerasse remuneração.” Ricardo Ferreira, fundador da Richards, declara: “Sucesso, para mim, não está associado a dinheiro.”

Talvez tal tranquilidade ocorra porque todos eles já têm, e muito…

Governo capacho

Um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar novas restrições para brasileiros entrarem nos EUA, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, insistiu na defesa da dispensa de vistos para países que chama de estratégicos: EUA, Canadá, Japão e Austrália. Ele sustenta que a medida pode injetar até R$ 1,4 bilhão na economia brasileira. Temos assim, na visão do ministro, o preço da dignidade de um país. Poderia ser pelo menos 1,4 bi de dólares.

Rápidas

Várias leis tentaram impor estacionamento gratuito em shoppings, todas derrubadas em Brasília. Mas, com o consumo em baixa, o mercado fala mais forte: o Jardim Guadalupe (RJ) lançou promoção, até 23 de abril, em que quem estacionar após as 20h, até o fechamento do shopping, não pagará estacionamento *** O Magazine Luiza abriu inscrições para seu processo de seleção de estagiários de 2017, que vão até 12 de fevereiro, pelo site http://99jobs.com/magazine-luiza/jobs/9971-programa-estagio-2017?preview=true *** O modelo de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) desenvolvido pela equipe de TI da Prefeitura de Bauru (SP) será apresentado durante o I Fórum de Cidades Digitais do Norte Pioneiro, que acontece no próximo dia 16, em Jacarezinho (SP). As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas em http://forum.redecidadedigital.com.br/

Artigo anteriorFalha nossa
Próximo artigoTemer vs. Temer
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.