Feliz ano novo

142

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não enviou mensagem de saudação à China por ocasião das comemorações do ano novo chinês, como fizeram seus antecessores desde o reatamento das relações entre os dois países. Mas a desfeita foi amenizada pela filha mais velha de Trump, Ivanka, que foi à festa na Embaixada da China. Mais: levou sua filha Arabella, de cinco anos, que fez sucesso ao cantar em mandarim – ela estuda a língua desde os três anos.

Não são poucos os analistas internacionais que acham que a China sairá ganhando com a agressividade do presidente norte-americano. O risco de perda de mercado nos EUA por conta da imposição de taxas de importação é grande, mas já há grandes varejistas da terra do Tio Sam reclamando – Walmart e Amazon não seriam as potências que são sem os produtos made in China. O ganho dos chineses seria na Europa e na Ásia, onde consolidaria sua liderança. De forma discreta, ao estilo chinês.

Estancar a sangria

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi impedido de assumir um ministério no final do Governo Dilma sob a alegação de que era um estratagema para ganhar foro privilegiado. Pois nesta quinta-feira foi exatamente o que o presidente Michel Temer fez, ao conceder ao Gato Angorá uma pasta com status de ministério. Moreira Franco é citado um punhado de vezes nas delações da Odebrecht, e não só.

Espaço Publicitáriocnseg

Na vez de Lula, o juiz Sérgio Moro divulgou uma conversa ilegalmente grampeada da então presidente para criar um clima e bombardear a pretensão do ex-presidente. Agora, os tempos são outros.

Convite formal?

A Petrobras fez um convite a 40 empresas para a construção de um gasoduto que vai ligar São Bernardo à Refinaria de Capuava (Recap), além de fazer interligações dentro da refinaria. Desta vez não foram chamadas apenas estrangeiras, como aconteceu recentemente na retomada das obras no Comperj, divulga o site Petronotícias, que alerta: os critérios utilizados para estes convites fogem do padrão da empresa. “Misturaram empresas brasileiras pequenas e médias com gigantes estrangeiras”, afirma o site. Para participar, é obrigatório que a companhia tenha sido avaliada anteriormente e que tenha tido aprovação desta experiência. “Mas, pela lista apresentada, pode ser garantido que muitas convidadas terão que ficar pelo caminho, já que não dispõem desta qualificação, que é uma exigência. Se a própria Petrobras sabe disso, por que convidar essas empresas?”

Planetário

São Paulo ganha um espaço de múltiplos usos de 36 mil m² a apenas duas quadras da Av. Paulista. O projeto, do arquiteto Samuel Kruchin, reúne quatro espaços mesclando áreas públicas e privadas. O empreendimento, da incorporadora Brookfield, terá uma torre comercial, um planetário e um centro de pesquisa do Instituto de Física Teórica, além de um casarão do início do século XX e um bosque associado a uma praça de convivência.

Dinheiro não é problema

Fernando Pacheco, consultor empresarial, lança O Caminho dos Líderes (http://livro.ocaminhodoslideres.com.br/). O livro conta em suas 116 páginas 19 histórias de diretores e presidentes de grandes empresas nacionais e internacionais. Interessante é que o discurso deles tem algo em comum: dinheiro não é o mais importante.

Ex-diretor-geral do Linkedin América Latina, Osvaldo Oliveira fala, em seu depoimento a Pacheco: “Não consigo ver um trabalho, neste momento, que só me gerasse remuneração.” Ricardo Ferreira, fundador da Richards, declara: “Sucesso, para mim, não está associado a dinheiro.”

Talvez tal tranquilidade ocorra porque todos eles já têm, e muito…

Governo capacho

Um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar novas restrições para brasileiros entrarem nos EUA, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, insistiu na defesa da dispensa de vistos para países que chama de estratégicos: EUA, Canadá, Japão e Austrália. Ele sustenta que a medida pode injetar até R$ 1,4 bilhão na economia brasileira. Temos assim, na visão do ministro, o preço da dignidade de um país. Poderia ser pelo menos 1,4 bi de dólares.

Rápidas

Várias leis tentaram impor estacionamento gratuito em shoppings, todas derrubadas em Brasília. Mas, com o consumo em baixa, o mercado fala mais forte: o Jardim Guadalupe (RJ) lançou promoção, até 23 de abril, em que quem estacionar após as 20h, até o fechamento do shopping, não pagará estacionamento *** O Magazine Luiza abriu inscrições para seu processo de seleção de estagiários de 2017, que vão até 12 de fevereiro, pelo site http://99jobs.com/magazine-luiza/jobs/9971-programa-estagio-2017?preview=true *** O modelo de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) desenvolvido pela equipe de TI da Prefeitura de Bauru (SP) será apresentado durante o I Fórum de Cidades Digitais do Norte Pioneiro, que acontece no próximo dia 16, em Jacarezinho (SP). As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas em http://forum.redecidadedigital.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui