“A chegada das férias de julho costuma representar uma oportunidade importante para que as empresas locais consigam ampliar as vendas e lucrar. Isso ocorre porque boa parte das famílias opta por permanecer em suas cidades ou viajar para destinos nacionais, abrindo um leque interessante para o comércio regional”, explica Haroldo Matsumoto, especialista em marketing e gestão e sócio da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar de gestão de negócios.
De acordo com o especialista, é interessante que os gestores das empresas tenham em mente que, nesse período do ano, as famílias, especialmente aquelas com crianças e adolescentes em idade escolar, estarão em busca de entretenimento para a garotada. “Como o clima pode alternar dias chuvosos e frios com outros de temperatura mais amena, pode ser interessante que shoppings e outros centros de compras promovam atividades que atraiam esse público para as suas dependências. As lojas instaladas nesses locais devem investir em ações especiais”, sugere Matsumoto.
O sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa orienta que as lojas dedicadas a itens de moda, por exemplo, façam um levantamento de estoque e aproveitem o momento para realizar boas liquidações. Promover oficinas nas dependências das lojas também pode ser uma iniciativa interessante. Dobraduras e contação de histórias podem atrair a garotada e, por consequência, liberar os pais para conferir as novidades e promoções.
No caso dos negócios na área da gastronomia, Matsumoto recomenda, por exemplo, a criação de combos com pratos para compartilhar ou mesmo o lançamento de pratos temporários focados nas férias e no inverno, como sopas, caldos, sobremesas especiais, etc. Um cardápio infantil também costuma ser uma boa pedida, assim como investir em atrações para entretenimento das crianças durante o período em que estiverem no restaurante.
Empresas do segmento de serviços também têm vez e podem garantir melhor movimentação de caixa no mês de férias escolares. “Afinal, é nessa época que o pessoal que se dedica ao transporte escolar, por exemplo, pode fazer as manutenções e preventivos nos veículos. Trata-se de uma excelente oportunidade para que as oficinas possam investir em um atendimento diferenciado e, quem sabe, até em ações promocionais que atraiam e fidelizem novos clientes”, avalia Matsumoto.
Haroldo Matsumoto, da Prosphera Educação Corporativa, orienta, por fim, que, seja qual for a iniciativa durante o período, empreendedores e gestores não percam de vista a qualidade no atendimento oferecido aos clientes. “Não importa qual a área de atuação do negócio. Se houver investimento em atrações especiais ou realização de liquidações, as chances de atrair um consumidor que nunca entrou na loja aumentam. Esse é, então, o momento de cativar aquele novo cliente. Vendedores atentos, que tenham conhecimento aprofundado daquilo que estão vendendo, prestativos, educados e bem-humorados farão total diferença nessa equação”, finaliza o especialista.
Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa