Beijing, 9 de abril (Xinhua) — Dados divulgados pelo Ministério dos Transportes da China em 5 de abril mostraram que as viagens inter-regionais de passageiros aumentaram para 287 milhões em 4 de abril, o primeiro dia do feriado do Festival Qingming, marcando um aumento anual de 9,7% em comparação a 2024.
Plataformas de viagens relataram um aumento em viagens de curta distância e itinerários por ferrovias de alta velocidade, com passeios para observação de flores surgindo como uma tendência principal.
Especialistas observaram que o aumento repentino nas viagens durante o feriado se transformou em crescimento no consumo, enquanto as paisagens primaveris trouxeram uma nova vitalidade ao turismo cultural. Espera-se que as tendências de viagem emergentes durante o feriado definam o tom do consumo turístico anual.
Pegando o trem para admirar as flores
A frase “pegar um trem para admirar flores” virou slogan de feriado.
Uma agência de atividades ao ar livre sediada em Beijing disse ao China Securities Journal que suas rotas de observação de flores ao longo da Grande Muralha de Juyongguan estavam totalmente reservadas dois dias antes do feriado, atraindo famílias e turistas de todas as idades.
Dados da Ctrip, uma agência de viagens on-line chinesa líder, mostraram que, durante o feriado, o número de reservas em destinos populares para observação de flores, como Wuxi e Huangshan, aumentou 35% e 50% em relação ao ano anterior, respectivamente.
Como um centro de viagens no Delta do Rio Yangtze, Shanghai lançou seu primeiro trem especial para observação de flores, o G7006, que conecta pontos turísticos como a cidade de Zhouzhuang, em Suzhou, e a Área Cênica de Yuantouzhu, em Wuxi. Além disso, a China Railway Nanchang Group Co., Ltd. adicionou rotas de “caça às flores” entre Xiamen e Wuyishan, enquanto a China Railway Wuhan Group Co., Ltd. lançou trens temáticos para atender às diversas demandas de viagens.
Atividades voltadas para a experiência, como colheita de folhas de chá, escavação de brotos de bambu e colheita de frutas, também ganharam força. A Ctrip relatou um aumento de 50% nas buscas por estadias em fazendas e colheita sazonal em março, em relação ao mês anterior. Viagens de estudo de primavera em Wuyishan e Huizhou tiveram forte demanda entre as famílias, de acordo com a Tuniu.
Ascensão do turismo de “cura”
O turismo de “cura” em ritmo lento, em casas de família locais, se tornou uma opção popular durante o feriado.
De acordo com dados da Tongcheng, uma grande agência de viagens on-line, moradores de cidades como Chengdu, Sanya e Dali estão demonstrando uma demanda crescente por hospedagens familiares locais, com fontes termais e experiências de preparo de chá se tornando inovações importantes.
Viagens de curta distância também predominaram. Dados do Qunar destacaram viagens frequentes em circuitos ferroviários de alta velocidade com duração de duas horas, como nas regiões de Beijing-Tianjin-Hebei e no Delta do Rio Yangtze. Alguns viajantes também optaram por “viagens rápidas” transfronteiriças.
As atividades culturais e de entretenimento do feriado, incluindo shows e apresentações teatrais, também impulsionaram o consumo. Dados do Beacon mostraram que a bilheteria dos filmes lançados durante o feriado arrecadou 314 milhões de yuans (cerca de 43,4 milhões de dólares americanos) até 6 de abril, enquanto os frequentadores de shows contribuíram com mais de 20% das reservas em hotéis próximos.
Mistura com a cultura tradicional
Rituais tradicionais, sessões de fotos de Hanfu e oficinas de artesanato conquistaram os viajantes mais jovens durante o feriado.
Wang Lin, moradora de Beijing, visitou o Millennium City Park de Kaifeng com sua filha para uma fotografia “imersiva” com tema Hanfu.
Sítios históricos e culturais em Beijing, Nanquim, Xi’an, Chongqing e Suzhou registraram alto fluxo de visitantes. Tongcheng relatou o dobro de reservas para experiências imersivas, como dramatizações ao vivo e estadias em hotéis com temática de fantasias. Destinos como a Área Cênica do Lago Jingpo, em Mudanjiang, triplicaram o número de visitantes em relação ao ano anterior.
Han Yuanjun, pesquisador da China Tourism Academy, atribuiu a tendência à crescente confiança cultural e à integração inovadora de elementos tradicionais com tecnologia e temas de nicho como bem-estar e educação para jovens. Fim
Leia também:
Mercado de pizza na China deve ultrapassar US$ 13,9 bilhões nos próximos cinco anos
Shanghai, 21 maio (Xinhua) — O mercado de pizza na China deve ultrapassar 100 bilhões de yuans (cerca de 13,9 bilhões de dólares americanos) nos próximos cinco anos, impulsionado pelo rápido crescimento em cidades menores e pela crescente demanda por entregas e produtos prontos para consumo, de acordo com um relatório do setor. A previsão […]
Receita fiscal da China registra crescimento em abril
Beijing, 21 maio (Xinhua) — A receita fiscal da China aumentou 1,9% ano a ano em abril e passou do declínio para o crescimento, conforme dados oficiais nesta terça-feira. Nos primeiros quatro meses do ano, a receita fiscal do país diminuiu 2,1% ano a ano, enquanto a receita não fiscal aumentou 7,7% ano a ano, […]
Os consumidores valorizam o conforto emocional além da crescente “economia Guzi” da China
Nanning, 19 de maio (Xinhua) — Para Chen Qiwei, uma analista financeira da metrópole de Shenzhen, no sul do país, a maior parte de seu precioso tempo livre após longos e exaustivos dias de trabalho é gasto com sua filha em várias lojas Pop Mart, uma popular rede de brinquedos conhecida por alimentar a moda […]
Economia chinesa mostra forte resiliência apesar da pressão
Beijing, 19 maio (Xinhua) — A economia da China resistiu à pressão e manteve um crescimento estável, continuando em um caminho de desenvolvimento positivo em meio a desafios internos e choques externos crescentes, disse um funcionário do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta segunda-feira. O porta-voz do NBS, Fu Linghui, disse em uma coletiva de […]
Preços de imóveis residenciais da China continuam a se estabilizar em abril
Os preços dos imóveis residenciais nas principais cidades chinesas continuaram a se estabilizar em abril, segundo os dados oficiais divulgados nesta segunda-feira.
Vendas no varejo da China crescem 5,1% em abril
As vendas no varejo de bens de consumo da China, um importante indicador do consumo do país, aumentaram 5,1% em abril na comparação anual.