As instituições que seguem voluntariamente os códigos de boas práticas da Associação terão acesso a um dashboard de supervisão, que oferece uma visão gerencial e comparativa das interações das instituições com a Aanbima. O serviço está disponível dentro SSM – Sistema de Supervisão de Mercados (plataforma utilizada para troca de informações entre a Associação e as instituições autorreguladas).
A nova ferramenta vai facilitar o acesso às informações sobre protocolos, multas e cartas que são enviadas às instituições, permitindo uma gestão dinâmica desse processo, identificar eventuais oportunidades de melhorias e se compar sua atuação com pares de mercado. Todo o desenvolvimento da solução foi feito in house, combinando esforços e conhecimento das áreas de negócio, tecnologia e do próprio relacionamento com as instituições, revela Guilherme Benaderet, nosso superintendente de Supervisão de Mercados.
O dashboard apresenta indicadores referente aos status dos protocolos enviados à instituição, facilitando assim a gestão desse processo. O acesso é livre a todos os usuários SSM, independente do perfil, e respeita a governança e segregação dos dados, de forma que cada instituição conseguirá ver apenas suas próprias informações de forma granular. Sobre os demais participantes, será possível analisar algumas informações clusterizadas, sem identificar os nomes, para efeito de comparação.
É possível comparar, por exemplo, o número de multas e de cartas que a instituição recebeu em um período frente outras empresas sem indentificá-las e com a média do mercado. “Ao mesmo tempo, há indicadores de conformidade dos protocolos, ou seja, as instituições podem verificar se estão respondendo no prazo às demandas de supervisão e filtrar as informações por códigos, origens e temas para entender quais áreas geraram mais demandas ou questionamentos nos últimos 12 meses”, explica Benaderet.
De acordo com ele, o novo serviço atende a um pedido do próprio mercado e traz uma contrapartida para as instituições que fornecem muita informação para a Anbima. “Estamos sempre buscando maneiras de inovar e fornecer soluções que agreguem valor às instituições que aderem aos nossos códigos de melhores práticas. Acreditamos que o dashboard será uma ferramenta valiosa para apoiar as rotinas de compliance e de gestão das interações com a Anbma”, acrescemta o executivo;
A ferramenta é uma iniciativa de inovação e uso de dados e tecnologia (analytics), que está alinhada com as prioridades da Anbima e da Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores, na sigla em inglês). “A incorporação de ferramentas de data analytics por organismos de supervisão é realidade em vários mercados ao redor do mundo”, acrescenta nosso superintendente.
Leia também:
-
Embraer: energia renovável em todas as suas unidades até 2030
Em menos de cinco anos, a Embraer tem como meta alcançar 100% de energia renovável em todas as suas unidades. A fabricante de aeronaves anunciou nesta sexta-feira a ativação de seu maior projeto global de geração de energia solar, localizado na sede da Embraer Executive Jets em Melbourne, Flórida. O projeto será implementado em parceria […]
-
Ineep questiona dividendos nos resultados da Petrobras no 3T25
Remuneração equivale ao total do investido pela companhia
-
Fitch: gestão de investimentos ‘excelente’ da Bradesco Asset
A Fitch Ratings afirmou o rating de qualidade de gestão de investimentos ‘excelente’ da Bradesco Asset Management (Bradesco Asset). A perspectiva do rating é estável. A menção se aplica apenas às atividades da companhia no Brasil e não inclui suas unidades no exterior, tampouco a gestão de fundos (FoFs) e as atividades de private banking. […]
-
Banco ABC Brasil (ABCB4): resultado do 3T25, dinâmicas e perspectivas
Segundo Ricardo Moura, o Banco ABC Brasil conseguiu um bom resultado no 3T25 devido ao equilíbrio de originação, spread e qualidade de carteira.
-
Às vésperas da COP30, Manifesto dos Economistas pelo Futuro Ecológico ganha o mundo e reforça o papel do Brasil na liderança da transição climática
Aprovado no XXVI Congresso Brasileiro de Economia, documento é traduzido para cinco idiomas, incluindo o magüta/tikuna, e projeta a visão dos economistas brasileiros sobre um novo modelo de desenvolvimento sustentável, justo e inclusivo.
-
Espaçolaser (ESPA3): resultado do 3T25, avanços e perspectivas
Nesta entrevista, Fabio Itikawa explica os impactos do trabalho de reestruturação do passivo financeiro da Espaçolaser nos seus resultados.






















