Um trem de alta velocidade é visto no trecho Beijing-Wuhan da Ferrovia de Alta Velocidade Beijing-Guangzhou, em Wuhan, Província de Hubei, centro da China, em 20 de junho de 2022. (Xinhua/Xiao Yijiu)
Beijing, 26 dez (Xinhua) — Um total de 1,69 bilhão de viagens de passageiros foram feitas na ferrovia de alta velocidade Beijing-Guangzhou desde que a linha entrou em operação há 10 anos, mostram os dados oficiais.
Graças à existência dessa ferrovia, o tempo de viagem entre a capital Beijing e o centro econômico do Sul, Guangzhou, foi reduzido de mais de 40 horas para cerca de 8 horas.
Como a espinha dorsal da rede ferroviária de alta velocidade na China, a ferrovia de alta velocidade Beijing-Guangzhou de 2.298 km está estreitamente ligada a outras 12 linhas de alta velocidade no país.
Em junho deste ano, trem que percorre trecho de Beijing-Wuhan da ferrovia elevou sua velocidade de 310 km/h para 350 km/h, reduzindo o tempo da viagem entre Beijing e Wuhan, capital da província de Hubei, no centro da China, em cerca de meia hora para 3 horas e 48 minutos.
Atualmente, a China possui cerca de 3.200 km de ferrovias de alta velocidade com uma velocidade operacional média de 350 km/h, em linhas como a Ferrovia de Alta Velocidade Beijing-Shanghai, a Ferrovia Intermunicipal Beijing-Tianjin e a Ferrovia Intermunicipal Beijing-Zhangjiakou. Fim