Em função das festas juninas e julinas nos últimos dois anos no Brasil, estudo da Horus apontou aumento no tíquete médio gasto pelo brasileiro de R$ 13,25, entre junho e julho de 2022, para R$ 16,07, no mesmo bimestre de 2023 – o que corresponde a um crescimento de 21,3% no período.
O levantamento aponta também um aumento na média de itens na cesta de produtos juninos e julinos: no ano passado, os brasileiros colocaram mais produtos referentes a essa época do ano no carrinho, com incremento no valor gasto nos supermercados. Entre junho e julho de 2023, a média de itens por compra chegou a 2,7, ante 2,2 nos mesmos meses de 2022, representando uma evolução de 21,3% nesse indicador.
O amendoim, por exemplo, teve um grande destaque, com aumento de 0,6 pp em incidência e de 31% na média de itens em 2023 sobre o ano anterior. De acordo com a Horus/Neogrid, a redução do preço médio do produto pode ter contribuído para essa expansão do consumo. Já itens como a salsicha e o salsichão registraram a maior perda de incidência de um ano para outro (-0,6 p.p.), assim como redução do tíquete médio nessas compras (-1,1%).
Já estudo da Shopee mostrou os produtos preferidos dos seus usuários de cada estado para a festividade típica brasileira. A comparação das buscas e vendas foi feita entre maio de 2023 e maio de 2024.
Tratando-se das buscas gerais dos brasileiros, itens de festa e decoração junina obtiveram um aumento de mais de 200% e mais de 190%, respectivamente. Já as vendas também cresceram mais de 200% em relação ao ano passado. Entre os itens de destaque estão o amendoim (170%), bandeirinha (150%), pipoca e doce de leite (130%), seguidos por cachaça e pipoca, com aumento de mais de 80% em vendas.
De acordo com o levantamento, o amendoim é o preferido entre muitos brasileiros, especialmente no Nordeste, a região que mais consome o item – só o Estado de Alagoas registrou um crescimento de 410% nas vendas. No Centro-Oeste, o Mato Grosso liderou, com o aumento de 320% nas compras, seguido por Mato Grosso do Sul com 210% e o Distrito Federal com 165%. Já no Sul, Santa Catarina teve um aumento de 225% e o Paraná de 170%.
Na Paraíba, Pará e Rio Grande do Norte, o item mais vendido foi a cocada com um aumento de mais de 830% e 440% em vendas, respectivamente. Já no Amapá e no Tocantins, a paçoca, também chamada de capiroçava no Norte, é a preferida com um crescimento de mais de 300%, ressaltando a popularidade desse doce.
No Acre, o doce de leite, um item comum nas celebrações juninas locais, foi o mais adquirido, com um crescimento de mais de 800%. Enquanto isso, no Ceará, a goiabada liderou com um aumento de mais de 820%.
Segundo a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Nadja Heiderich, apesar dos aumentos em alguns itens de armarinho e papelaria, os brasileiros podem esperar boas oportunidades de economia nas festas
“Os produtos à base de milho e lácteos, que tiveram quedas significativas nos preços. Em São Paulo, as reduções de preços são ainda mais favoráveis em várias categorias, proporcionando uma vantagem adicional para os consumidores locais”, afirma Nadja.
Os produtos à base de milho, essenciais para muitas receitas juninas, apresentaram uma significativa redução de preços, com todas as categorias registrando quedas superiores ao IPCA geral. Isso representa uma boa notícia para quem pretende preparar pratos tradicionais como pamonha, curau e bolo de milho. Os produtos lácteos, que também são bastante utilizados nas receitas juninas, tiveram uma queda significativa nos preços, facilitando a preparação de pratos como canjica e arroz doce. Por outro lado, o leite de coco foi um dos poucos itens que registraram aumento de preço, embora ainda abaixo do IPCA geral.
Para quem está pensando em confeccionar fantasias e decorar o ambiente, os preços dos artigos de armarinho e papelaria subiram, mas ainda assim, os aumentos foram menores que o IPCA geral. Isso pode tornar as festividades um pouco mais caras, mas de maneira controlada.
A Região Metropolitana de São Paulo registrou reduções mais acentuadas nos preços de milho-verde em conserva e leite condensado, beneficiando ainda mais os consumidores que planejam festas juninas. No entanto, o leite em pó teve um leve aumento, e os artigos de papelaria tiveram uma alta similar à média nacional. Os artigos de armarinho tiveram uma leve redução, tornando-se uma opção mais econômica para quem deseja confeccionar trajes e decorações.
Segundo estimativas do Ministério do Turismo, as festividades juninas de 2023 mobilizaram mais de 26,2 milhões de pessoas e geraram uma movimentação econômica de aproximadamente R$ 6 bilhões em todo o país.
Matéria atualizada às 16h42