Estudo da Getnet mostra que o comércio brasileiro teve um crescimento de 13,3% no faturamento entre os dias 1 e 24 de junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo comércio digital, que teve um desempenho ainda mais expressivo, com uma alta de 16,2%. Já o comércio físico apresentou um aumento de 12,68%.
No varejo, o crescimento foi de 4,74%, e o setor de alimentos teve um destaque especial, com um aumento de 15,6% no faturamento. Além disso, as festas juninas continuam a ser um grande motor para o consumo, com os brasileiros valorizando as compras típicas da temporada, como doces e ingredientes para pratos tradicionais.
Já de acordo com dados da plataforma Winnin Intelligence, a temporada junina ultrapassa os limites dos arraiás físicos e se transforma em um dos períodos mais movimentados também no universo digital.
Em 2024, segundo dados do Ministério do Turismo, mais de 21,6 milhões de pessoas podem ter participado de festas de são João em todo o país. Somente em Campina Grande (PB), a expectativa é que houvesse um crescimento de público para os festejos juninos de 20% em comparação ao ano passado, alcançando mais de 3 milhões de pessoas.
No ambiente digital, os números acompanham essa expansão. Foram mais de 152 mil vídeos publicados sobre o tema nos últimos 12 meses, produzidos por mais de 41 mil criadores, segundo a Winnin Intelligence. O YouTube lidera como principal plataforma de conteúdo junino, seguido de perto pelo Instagram, TikTok e Facebook. Cada vídeo rendeu, em média, 179 mil interações e mais de 2 milhões de visualizações.
O levantamento mostra que a audiência interessada em conteúdos sobre são João é majoritariamente feminina, representando 59,6% do total, com destaque para mulheres entre 25 e 34 anos. Entre os homens, o maior engajamento também vem dessa faixa etária, indicando que essa geração lidera o interesse pela festa.
Além das quadrilhas, fogueiras e bandeirinhas, as comidas típicas são as grandes protagonistas dos conteúdos juninos. O levantamento revela que os doces dominam o volume de vídeos, visualização e engajamento, com destaque para canjica, pamonha, cocada, paçoca e bolo pé de moça, que lideram as buscas e os compartilhamentos.
Outro dado curioso é que as conversas e buscas sobre a festa junina começam muito antes de junho. Já em abril, a relevância do tema era de 10,8 milhões, e saltou para 41,8 milhões em maio – um crescimento de 287%. Isso mostra que o interesse pela data se intensifica com antecedência e se mantém aquecido por meses, refletindo não só o carinho dos brasileiros pela tradição, mas também as oportunidades valiosas que a temporada oferece para marcas e criadores de conteúdo se conectarem com a cultura popular de forma estratégica.
O levantamento também destaca que, além do conteúdo tradicional sobre festas, danças e comidas, há espaço crescente para temas como moda junina, maquiagem temática, DIY (faça você mesmo) e até discussões sobre festas juninas veganas e com propostas mais sustentáveis.
E de acordo com dados da Nuvemshop, o faturamento das lojas virtuais com as festas foi de mais de R$ 20 milhões, o que representa um crescimento de 42% neste ano. As vendas foram impulsionadas por produtos de decoração, acessórios e roupas, como botas, jeans e xadrez.
Entre os itens juninos que mais tiveram crescimento em vendas neste ano estão as botas, com aumento de 67%. Outro destaque foram acessórios e fantasias com a estética cowboy, que tiveram crescimento de 20% em vendas.
Os dados foram coletados pela Nuvemshop a partir das vendas realizadas pelos lojistas brasileiros da plataforma de 1º a 29 de junho.