Junho é mês de festas juninas, onde tradicionalmente se bebe quentão no Brasil, uma bebida quente e adocicada, feita com cachaça e especiarias, como cravo, canela, gengibre, entre outros. Esta bebida se parece muito com outra bem popular e muito mais antiga: o vinho quente, criado pelos romanos e que se difundiu pela Europa na Idade Média. Na França, bem como em outros países europeus, o vin chaud é muito consumido nas festas de fim de ano, nos mercadinhos de Natal, que ocorrem sob temperaturas muito baixas. A lógica é a mesma do quentão, só que com vinho: um coquetel quente à base de vinho e especiarias.
Agora que o vinho vem se tornando cada vez mais próximo dos brasileiros, muitos encontros têm a bebida como mote ou inserida dentro do contexto dos festivais de inverno. Em 20 de maio, enquanto as temperaturas ainda estavam altas no Rio de Janeiro, um grande evento de vinhos italianos ocorreu por aqui: o “I Love Italian Wines”. Foi a segunda vez que recebemos este evento, que faz parte de uma missão internacional visando aumentar a entrada do vinho italiano no mercado brasileiro.
Foi um evento exclusivo para profissionais do segmento, mas que certamente terá impacto no mercado, uma vez que proporciona maior conhecimento dos produtos e oportunidades de negócio. Participei de uma masterclass, conduzida pelo sommelier Diego Arrebola, com a apresentação de 11 vinhos de destaque de distintas regiões italianas. Esta foi seguida por um salão, com vários estandes de importadores de vinhos italianos e ainda produtos inéditos no mercado, em busca de importadores.
Agora que a temperatura de fato caiu por aqui, neste final de semana, a cidade estará repleta de opções também abertas ao grande público que gosta de vinhos. No dia 06 de junho, o Rio Wine & Food Festival inaugura nada menos do que sua 11ª edição na capital fluminense. Realizado pelo Grupo Baco Multimídia, trata-se de um evento extenso e múltiplo, com muitas ações visando o consumidor final. A ideia sempre foi ser uma ação que contemple a democratização do vinho, integrando não apenas discussões mais profissionais e jantares sofisticados, mas também encontros festivos que tornem o vinho parte da sociabilidade carioca.
No dia da abertura, 06 de junho, o ponto de encontro é nobre: os salões do Copacabana Palace, onde ocorrem eventos temáticos mais reservados (masterclasses) e uma Feira Trade Show de Vinhos, com estandes para degustação de rótulos brasileiros e importados de várias regiões. Os eventos acontecem das 14h às 20h, com ingressos à venda para o público em geral, embora seja um dia mais voltado para apreciadores e profissionais. Sábado, 08 de junho, é dia de Wine Bus: um ônibus panorâmico de dois andares, que circula pela orla e pontos turísticos do Rio, com degustações a bordo. No mesmo dia, uma aula de harmonização com o tema Boeuf Bourguignon na Le Cordon Bleu Rio, realizada pela dupla de especialistas da gastronomia e do vinho, o Chef Yann Kamps e Marcelo Copello.
O RWFF continua na semana seguinte com outras programações, que podem ser conferidas pelo link: agenda completa. Aquisição de ingressos pela plataforma Ingresse: ingressos.
E, de 07 a 09 de junho, outro evento importante acontece no Rio de Janeiro: Vinhos de Portugal 2024. Já “queridinho” dos amantes de vinhos, o evento acontece no Jockey Club Brasileiro, onde serão realizadas 16 provas de degustação, conduzidas por críticos de vinhos renomados sobre temas variados, concernentes à produção de vinhos portugueses. Cada prova acolhe até 30 pessoas, mas, paralelamente, um grande salão de degustação contará com a presença de cerca de 90 produtores portugueses e 800 rótulos para degustação. O evento segue para São Paulo na próxima semana, onde será realizado no Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal), Parque Ibirapuera, de 13 a 15 de junho. Detalhes da programação podem ser conferidos pelo site oficial e Instagram do evento. Ingressos: Vinhos de Portugal.
E para quem quiser mergulhar de verdade no frio, já antecipando as sensações de inverno, vem aí o Itaipava Jazz & Wine Festival, que deve reunir atrações culturais e vinhos na região serrana, de 14 a 16 de junho.