Nanning, 14 nov (Xinhua) — A âncora de comércio eletrônico vietnamita Luong Thi Hong Thom realiza rotineiramente lives de compras em Dongxing, uma cidade fronteiriça no sul da Região Autônoma Zhuang de Guangxi, na China, levando produtos de qualidade para seus fãs vietnamitas na plataforma de vendas online do TikTok.
“Muitos jovens no Vietnã interagem ativamente com o TikTok e estão bem informados sobre os grandes descontos oferecidos durante o extravaganza de compras ‘Duplo 11’ da China,” disse a jovem de 27 anos, que trabalha para a Guangxi Haina Zhongpin Technology Co., Ltd.
O festival de compras “Duplo 11” da China ocorreu de 31 de outubro a 11 de novembro deste ano, sendo principalmente um evento doméstico desde seu início em 2009. No entanto, nos últimos anos, com gigantes do comércio eletrônico chinês como Alibaba, JD.com, Pinduoduo e outros se expandindo para mercados internacionais, o evento transformou-se em uma celebração global para consumidores e empresas.
“Desde 2021, estamos envolvidos no comércio eletrônico transfronteiriço no TikTok, com foco principal no mercado do Sudeste Asiático, especialmente em Malásia, Vietnã e Tailândia,” disse He Yaohai, presidente da Guangxi Haina Zhongpin Technology Co., Ltd.
Ele acrescentou que as contas da empresa no TikTok nas áreas de suprimentos domésticos e vestuário acumularam mais de 10 milhões de seguidores no Sudeste Asiático.
Além das atividades promocionais oferecidas pelos vendedores nas plataformas, as principais plataformas de comércio eletrônico também introduziram várias campanhas de desconto para atrair consumidores durante o “Duplo 11.”
As plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço, como a Lazada do Alibaba, anunciaram planos para celebrar eventos de vendas diferenciados e personalizados a vários países e regiões durante o evento.
O crescimento do comércio eletrônico transfronteiriço também impulsionou a popularidade de produtos importados entre os consumidores chineses durante o festival de compras.
Nas primeiras quatro horas de vendas no Tmall Global em 31 de outubro, as transações de 1.540 marcas internacionais aumentaram mais de 100% em relação ao ano passado, com 268 novas marcas experimentando um aumento de 10 vezes.
De acordo com dados do Ministério do Comércio da China, o valor de importação e exportação do comércio eletrônico transfronteiriço atingiu 1,7 trilhão de yuans (cerca de US$ 237 bilhões) de janeiro a setembro deste ano, um crescimento anual de 14,4%. Isso representou 5,5% do comércio total de mercadorias no mesmo período.
O imenso potencial de crescimento do comércio eletrônico transfronteiriço na China está se tornando uma nova força motriz para a expansão do comércio exterior e desenvolvimento econômico, disse Zhu Keli, pesquisador do Instituto de Nova Economia da China.
Com o avanço da infraestrutura digital e da tecnologia da informação, as plataformas de comércio eletrônico e os sistemas logísticos estão se tornando mais eficientes nos serviços transfronteiriços, aprimorando a experiência de compra dos consumidores, acrescentou Zhu. Fim
Leia também;
Vendas no varejo da China crescem 3,5% em 2024
As vendas de bens de consumo no varejo da China, um importante indicador da força de consumo do país, subiram anualmente 3,5% em 2024.
Lucros de empresas estatais centrais da China atingem 2,6 trilhões de yuans em 2024
Os lucros das empresas estatais administradas pelo governo central da China registraram um crescimento constante em 2024.
China vê aumento de recém-nascidos em 2024
Beijing, 17 de janeiro (Xinhua) — A China registrou 9,54 milhões de nascimentos em 2024, um aumento de 520.000 em comparação com 2023, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta sexta-feira. A taxa de natalidade em 2024 atingiu 6,77 por 1.000 pessoas, refletindo um aumento de 0,38 por mil em relação ao ano anterior, […]
PIB da China cresce 5% em 2024, atingindo meta anual
Beijing, 17 de janeiro (Xinhua) — O produto interno bruto (PIB) da China cresceu 5% ano a ano em 2024, atingindo a meta anual de cerca de 5%, mostraram dados oficiais nesta sexta-feira. Fim
Portos de Shanghai registram recorde em exportações de veículos em 2024
Shanghai, 16 janeiro (Xinhua) — Dois grandes portos de exportação de automóveis na metrópole chinesa de Shanghai registraram exportações de mais de 1,66 milhões de veículos em 2024, um aumento de 26,6% em termos anuais, informou a alfândega local nesta quarta-feira. O Terminal Automotivo Internacional Haitong de Shanghai é um porto importante para os negócios […]
Novo Banco de Desenvolvimento emite títulos panda de 5 anos no valor de US$ 834 milhões
Shanghai, 16 janeiro (Xinhua) — O Novo Banco de Desenvolvimento emitiu títulos panda de cinco anos no valor de 6 bilhões de yuans (cerca de 834,7 milhões de dólares americanos) no Mercado Interbancário de Títulos da China, anunciou o banco nesta quarta-feira. “Estamos satisfeitos em ver uma forte demanda dos investidores pela emissão de títulos”, […]