Com a exposição de 355 automóveis de 29 marcas, 19 montadoras, 12 lançamentos, 118.700 visitantes e 8.900 test drives no circuito, o Festival Interlagos se consolidou no calendário automotivo. Quase metade dos visitantes, ou 48%, vieram de fora da cidade de São Paulo.
Uma das principais atrações é a experiência dos visitantes acelerarem um veículo na icônica pista de Interlagos. Para 2025, a ideia é ampliar em 25% a área de exposição e atrair ainda mais montadoras. As datas no próximo ano já estão definidas: entre 11 e 15 de junho.
Chinesas se destacam com novidades
Apesar da ausência de grandes marcas nacionais (Volkswagen, Fiat, Nissan e Hyundai, entre outras), o público pôde conferir de perto modelos badalados das novatas chinesas BYD e GWM.
A BYD apresentou em público pela primeira vez a picape média híbrida Shark, que deve ser lançada em outubro. Uma nova versão do elétrico Yuan, com o sobrenome Pro, é a próxima a chegar às lojas, com preço que promete ser muito competitivo. A chinesa ainda aproveitou o evento para apresentar modelos de duas submarcas apenas como exibição: a BAO com o SUV híbrido plug-in BAO 5 e a Denza, com a minivan de luxo D9.
A GWM lançou uma série especial de 200 unidades do Ora 03 em parceria com a marca de streetwear Approve. Por R$ 189 mil, traz como diferenciais a cor cinza Zenith, teto solar e bancos elétricos com massageador.
Duas submarcas do grupo estreiam em 2025: para o primeiro semestre, a Tank, de modelos 4×4 premium. Em seu estande, apresentou o modelo 300, que está em homologação: um híbrido de desenho clássico, 408 cv e interior sofisticado. Já a Wey é especializada em SUVs de alto luxo, como o 07, esperado para o segundo semestre de 2025. Com sistema híbrido plug-in e 517 cv de potência, tem espaço para levar seis ocupantes.
Ford anuncia nova divisão de competição
A Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho e competição, foi anunciada como parte da expansão global das operações da marca no Brasil e na América do Sul.
A Ranger Raptor é o primeiro veículo desenvolvido pela Ford Performance disponível no Brasil. Equipada com motor 3.0 V6 biturbo GTDI de 397 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. O plano da grife é oferecer futuramente experiências como “track days” e roteiros diferenciados em estrada e fora de estrada. Em 2026, a Ford volta à Fórmula 1. Durante o evento, a marca apresentou o protótipo da versão atualizada da F-150, que chega em breve, além da elétrica F-150 Lightning.
Ram lança três séries especiais
O grupo Stellantis, presente com Abarth, Jeep e Ram, lançou três séries especiais. Da linha de picapes, a Rampage Rebel Ignition celebra o primeiro ano da produção em Goiana (PE), por R$ 287 mil. Vem na cor laranja Ignition e traz capota marítima e o santo antônio. O motor é o Hurricane 4 turbo a gasolina 2.0 de 272 cv.
Já a Ram 2500 Rodeo Edition é uma homenagem ao primeiro rodeio em Barretos (SP), há 77 anos, referência ao número de unidades da picape, que custa R$ 470 mil na cor branco Pérola. Por dentro, ela traz um sexto banco entre o motorista e o passageiro. Baseada na versão Laramie, vem equipada com motor turbodiesel 6.7 de 377 cv.
Jeep e Lexus também tiveram estreias
Enquanto a Jeep garantiu que o Renegade terá uma nova geração no Brasil, apenas os importados Gladiator e Wrangler ganharam renovação. A picape e o SUV, agora somente na versão Rubicon, tiveram a dianteira atualizada com nova grade e rodas de 17”. Ambos estão à venda pelo mesmo preço: R$ 500 mil.
A Lexus, marca premium da Toyota, garantiu sua presença com o RX 450h+, SUV que estreia um sistema híbrido plug-in, por R$ 607 mil, e potência combinada de 308 cv. No modo puramente elétrico, tem autonomia de 55 km. Sem novidades em produtos, a Renault antecipou que terá em 2025 um novo SUV médio produzido no Paraná – e que pode estrear um inédito motor híbrido flex.