A retração da economia obrigou a equipe econômica a entrar em um terreno que desconhece: o estímulo ao consumo. São tantas trapalhadas para liberar os recursos no Fundo de Garantia que frustraram a cerimônia em que o governo queria anunciar o que fez em 200 dias (segundo a pesquisa do Datafolha, 39% dos brasileiros acham que Bolsonaro nada fez de bom em seis meses; outros 19% não sabem responder).
A liberação do FGTS deve provocar um soluço na economia em vez de um gatilho capaz de tirar o país do marasmo, somando-se às expectativas frustradas do primeiro semestre, sem impacto expressivo sobre o PIB de 2019. É preciso um conjunto de estímulos robustos para que a letargia fique para trás, analisa a Mapfre Investimentos.
Com base na experiência de 2017, eletroeletrônicos e vestuário devem abocanhar a maior parcela dos benefícios. Estes segmentos não devem investir em mão de obra e produção, uma vez que a experiência demonstrou que o estímulo não é capaz de aumentar o nível de demanda ao longo do tempo.
Fora de pauta
Os jornalões continuam dando suporte à Lava Jato, mesmo diante das fortes denúncias feitas pelo The Intercept Brasil. Até 18 de julho, 39 dias após o início da Vaza Jato, O Globo publicou 176 matérias sobre o assunto: 89 neutras, 29 críticas a Moro e cia. e 58 críticas ao Intercept.
O levantamento foi feito por Eduardo Barbabela, Juliana Gagliardi, Natasha Bachini e João Feres Jr. para o Manchetômetro, site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (Lemep).
O Estadão foi mais discreto: publicou 158 textos, sendo 72 classificados como neutros, 42 críticos à Lava Jato e 44 condenando a Vaza Jato.
A Folha entrou de cabeça no assunto, virando parceira do Intercept na apuração do escândalo. O resultado foram 314 matérias, sendo 122 neutras, 138 críticas a Moro e 54 críticas à Vaza Jato.
Na televisão, a edição do Jornal Nacional de 16 de julho é um exemplo. O principal jornal da Globo incluiu uma matéria (2m44s) sobre a reunião da PGR, Raquel Dodge, com procuradores da força-tarefa da Lava Jato. O JN “cita trechos da nota divulgada pela Procuradoria-Geral da República após a reunião, reforçando seu apoio à operação. A repórter menciona rapidamente na matéria que a referida reunião ocorreu após a divulgação pelo Intercept de mensagens trocadas entre os procuradores e, em seguida, reproduz a fala de Dallagnol agradecendo à PGR e reafirmando que a ética não foi ultrapassada na atuação da força-tarefa”, analisa o Manchetômetro.
“O JN mais uma vez deu voz à defesa da operação, mas deixou de noticiar os vazamentos em si (como a articulação de vazamento para a oposição venezuelana, o áudio de Dallagnol e as mensagens trocadas entre Moro e Dallagnol sobre relação com o ministro do STF Luís Roberto Barroso).”
Xadrez chinês
Os chineses receiam que as manifestações de Hong Kong acabem influenciando a opinião pública de Taipei, que vai às urnas em janeiro de 2020, e o atual partido taiwanês pró-independência acabe se reelegendo. A análise é de Philipe Alexandre (Uerj), pesquisador do Núcleo de Avaliação da Conjuntura, vinculado à Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação (SPP) da Escola de Guerra Naval (EGN).
Não seria absurdo pensar que os protestos em Hong Kong tenham um dedo – ou vários – dos Estados Unidos. Sem conseguir atuar diretamente na China, os norte-americanos teriam na antiga colônia inglesa uma ponta de lança na região. E não se deve esquecer do empenho de Donald Trump em se aproximar da Coreia do Norte.
Intolerância entre iguais
Gastar já parcos 280 caracteres com autor de autoajuda não é sábio, mas vale a piada: anos atrás Rodrigo Constantino compilou um índex de artistas brasileiros “comunistas” pra boicote comercial. Hoje, o imigrante latino em Miami é acusado de “comunismo” por bolsonaristas.
Rápidas
Geração Distribuída de Energia Elétrica é o curso que Rogério Rocha e Luiz Felipe Costa apresentam no Ibef-Rio, de 19 a 22 de agosto, 18h às 22h. Detalhes pelo WhatsApp (21) 96925-0202 *** No dia 26, os super-heróis estarão no Clubinho do Passeio Shopping para um lanhe, das 16h às 18h *** Nesta quarta-feira, a partir das 10h30, o Shopping Grande Rio, em parceria com a Prefeitura de São João de Meriti, comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.