A pandemia do coronavírus atingiu em cheio a economia e provocou impactos distintos na baixa produtividade brasileira. Para analisar os seus efeitos e como o Brasil pode melhorar a sua eficiência nessa área, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) promoverá o II Seminário Produtividade e Reformas. O encontro virtual será realizado na segunda-feira, das 10 horas às 11 horas e 30 minutos. As inscrições são gratuitas e o evento pode ser acompanhado pelos canais da FGV no YouTube e LinkedIn.
O debate vai abordar como a pandemia atingiu a economia e o mercado de trabalho, principalmente setores e categorias de trabalhadores de produtividade mais baixa, como os informais de menor escolaridade ocupados nos segmentos de serviços domésticos e pessoais. Também serão discutidos os efeitos da disseminação da tecnologia, e seu uso mais intensivo imposto pela quarentena, sobre a produtividade. Estudos recentes do Banco Mundial associam a uma melhora da produtividade ao maior uso de tecnologia no trabalho, aprimorando a eficácia dos negócios.
Outro ponto que estará em pauta é o debate sobre as necessidades de reformas no ambiente de negócios, com as profundas transformações no consumo. No Brasil, o debate já existia antes da pandemia, com a aprovação recentemente da reforma do marco regulatório do saneamento, e segue com outros projetos importantes como as reformas tributária e administrativa, assim como a autonomia do Banco Central.
Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor