Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em 25 produtos e serviços do IPC-S/FGV Ibre, apontou um aumento médio de 1,16% nos últimos 12 meses nos preços dos itens mais procurados para o Dia dos Namorados. Esse índice representa quase metade da inflação geral apurada no mesmo período, que foi de 3,28%.
A pesquisa também mostrou que a inflação dos serviços subiu 4,14%, sendo a alta puxada pela academia de ginástica, cujo preço avançou 5,18%. Outros itens da cesta de serviços que mais sofreram aumento foram: cinema (4,68%), hotel/motel (4,52%) e salão de beleza (4,46%). Todos os serviços analisados registraram alta de preços nos últimos 12 meses, evidenciando a persistente pressão inflacionária no setor.
O economista do FGV Ibre Matheus Dias avalia esse cenário:
“A inflação no setor de serviços está tipicamente mais associada ao grau de rigidez dos custos do setor e à dinâmica da atividade econômica. Em 2023, o rendimento médio real teve um aumento de 7,5%. No mesmo ano, o PIB apresentou um crescimento de 2,9%. Em conjunto, esses fatores explicam o processo de pressão nos preços de serviços de lazer, hospedagem e cuidados pessoais.”
Pelo lado dos produtos mais comumente escolhidos como presente, a cesta teve uma queda média de -1,31%. As maiores reduções vieram principalmente dos cosméticos: sabonete (-7,25%), xampu, condicionador e creme (-2,59%), perfume (-2,02%); produtos eletrônicos também foram destaque na redução dos preços com celulares (-4,38%), computadores e periféricos (-4,06%). Apesar das quedas os produtos desejados para presente também apresentaram altas: livros (4,86%), relógio (4,16%), produtos para barba (4,15%) e cintos e bolsas (2,11%) registraram as altas mais expressivas dentre 19 produtos selecionados.
O economista destaca o comportamento de alguns desses produtos: “os setores de bens duráveis e semiduráveis apresentam desaceleração desde o início de 2023. A principal causa é o ciclo de aperto monetário implementado pelo Banco Central, com a taxa Selic atingindo 13,75% entre agosto de 2022 e julho de 2023. O aumento da taxa Selic, combinado com a alta da inflação, leva o consumidor a ser mais cauteloso em suas compras. Prioriza-se itens essenciais, enquanto a aquisição de itens como celulares e computadores é adiada. “
No varejo eletrônico, o número de cliques em ofertas anunciadas no Dia dos Namorados de 2023 aumentou 10% em relação ao ano anterior. Esse incremento também se refletiu no faturamento total do comércio eletrônico na última sazonalidade, que registrou vendas totais 13% maiores do que em 2022. É o que apontou estudo da Criteo, segundo o qual o crescimento foi observado no segmento de varejo geral, com 3,1% a mais de vendas. No entanto, o maior destaque foi para o salto de 8,2% nas compras de presentes do segmento FTO (Fashion-Toys-Others), categoria que reúne uma gama de produtos de uso pessoal, que inclui desde roupas, calçados e brinquedos até produtos de higiene e beleza.
Por categorias de produtos, os itens mais comprados no período foram celulares, seguidos por calçados e eletrodomésticos, conforme os dados da Criteo. Os maiores aumentos foram sentidos, mais uma vez, por celulares e smartphones, em primeiro lugar, grupo com aumento significativo de 29%, e bolsas e mochilas, na sequência, registrou alta de 21%. Em seguida, vieram os segmentos de entretenimento, com elevação de 13% no desempenho, e o segmento de mídia, com resultados 9% melhores.
A maior parte das compras foi realizada a partir de aparelhos celular, que foram utilizados em 69% das transações durante a sazonalidade de 2023. A competitividade no e-commerce também aumentou no período, que atraiu investimentos em publicidade online 3% maiores.
Leia também:
Precarização do trabalho cresce com contrato por hora em supermercados
No contrato de trabalho intermitente, o trabalhador tem vínculo formal com a empresa por meio da assinatura da carteira. Mas nem jornada, nem salário mensal são fixos.
INPI divulga rankings de depositantes de ativos de PI em 2024
Entre os residentes, liderança ficou com a Fundação CPQD com 103 depósitos
Maioria do STF declara constitucionalidade de planos econômicos
Supremo abriu prazo de 24 meses para novas adesões ao acordo coletivo, prazo defendido pela AGU e entidades
‘Frango e ovos continuam seguros’, diz especialista em segurança dos alimentos
‘Risco está no campo, não na sua cozinha’.
Empresas com dívidas acima de R$ 50 mi podem ter até 65% de desconto em dívidas
Nova regra da PGFN abriu chance para grandes empresas quitarem dívidas federais e vale só para processos judicializados e com valor mínimo por inscrição
‘Ajuste no decreto do IOF afasta temor de controle de capitais’
Para economista, no entanto, medida deixa incerteza sobre efeitos fiscais inicialmente pretendidos e sobre a estratégia fiscal até as eleições