FGV: Dia dos Namorados está influenciado por inflação dos serviços

Pelo lado dos produtos mais comumente escolhidos, cesta teve queda média de -1,31%; em 2023, varejo eletrônico teve alta de 13% no período

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Shopping center (Foto: Valter Campanato/ABr)
Shopping center (Foto: Valter Campanato/ABr)

Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em 25 produtos e serviços do IPC-S/FGV Ibre, apontou um aumento médio de 1,16% nos últimos 12 meses nos preços dos itens mais procurados para o Dia dos Namorados. Esse índice representa quase metade da inflação geral apurada no mesmo período, que foi de 3,28%.

A pesquisa também mostrou que a inflação dos serviços subiu 4,14%, sendo a alta puxada pela academia de ginástica, cujo preço avançou 5,18%. Outros itens da cesta de serviços que mais sofreram aumento foram: cinema (4,68%), hotel/motel (4,52%) e salão de beleza (4,46%). Todos os serviços analisados registraram alta de preços nos últimos 12 meses, evidenciando a persistente pressão inflacionária no setor.

O economista do FGV Ibre Matheus Dias avalia esse cenário:

“A inflação no setor de serviços está tipicamente mais associada ao grau de rigidez dos custos do setor e à dinâmica da atividade econômica. Em 2023, o rendimento médio real teve um aumento de 7,5%. No mesmo ano, o PIB apresentou um crescimento de 2,9%. Em conjunto, esses fatores explicam o processo de pressão nos preços de serviços de lazer, hospedagem e cuidados pessoais.”

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Pelo lado dos produtos mais comumente escolhidos como presente, a cesta teve uma queda média de -1,31%. As maiores reduções vieram principalmente dos cosméticos: sabonete (-7,25%), xampu, condicionador e creme (-2,59%), perfume (-2,02%); produtos eletrônicos também foram destaque na redução dos preços com celulares (-4,38%), computadores e periféricos (-4,06%). Apesar das quedas os produtos desejados para presente também apresentaram altas: livros (4,86%), relógio (4,16%), produtos para barba (4,15%) e cintos e bolsas (2,11%) registraram as altas mais expressivas dentre 19 produtos selecionados.

O economista destaca o comportamento de alguns desses produtos: “os setores de bens duráveis e semiduráveis apresentam desaceleração desde o início de 2023. A principal causa é o ciclo de aperto monetário implementado pelo Banco Central, com a taxa Selic atingindo 13,75% entre agosto de 2022 e julho de 2023. O aumento da taxa Selic, combinado com a alta da inflação, leva o consumidor a ser mais cauteloso em suas compras. Prioriza-se itens essenciais, enquanto a aquisição de itens como celulares e computadores é adiada. “

No varejo eletrônico, o número de cliques em ofertas anunciadas no Dia dos Namorados de 2023 aumentou 10% em relação ao ano anterior. Esse incremento também se refletiu no faturamento total do comércio eletrônico na última sazonalidade, que registrou vendas totais 13% maiores do que em 2022. É o que apontou estudo da Criteo, segundo o qual o crescimento foi observado no segmento de varejo geral, com 3,1% a mais de vendas. No entanto, o maior destaque foi para o salto de 8,2% nas compras de presentes do segmento FTO (Fashion-Toys-Others), categoria que reúne uma gama de produtos de uso pessoal, que inclui desde roupas, calçados e brinquedos até produtos de higiene e beleza.

Por categorias de produtos, os itens mais comprados no período foram celulares, seguidos por calçados e eletrodomésticos, conforme os dados da Criteo. Os maiores aumentos foram sentidos, mais uma vez, por celulares e smartphones, em primeiro lugar, grupo com aumento significativo de 29%, e bolsas e mochilas, na sequência, registrou alta de 21%. Em seguida, vieram os segmentos de entretenimento, com elevação de 13% no desempenho, e o segmento de mídia, com resultados 9% melhores.

A maior parte das compras foi realizada a partir de aparelhos celular, que foram utilizados em 69% das transações durante a sazonalidade de 2023. A competitividade no e-commerce também aumentou no período, que atraiu investimentos em publicidade online 3% maiores.

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