FGV DIREITO RIO

Webinar para lançamento do curso LL.M em Direito Criminal Contemporâneo.

Registro / 02:14 - 7 de out de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O sistema de justiça criminal brasileiro tem passado por diversas transformações nos últimos anos, trazendo enormes desafios para os profissionais que nele atuam. Diante de todas essas mudanças, a FGV Direito Rio lança em um webinar, no dia 9 de outubro, o curso LL.M em Direito Criminal Contemporâneo. O encontro responderá a questões como: Quais têm sido essas transformações e desafios do sistema de justiça criminal? De que forma isso impacta a formação e atuação profissionais?

O curso é relevante no contexto do fenômeno criminal do século XXI no Brasil. O desafio do encarceramento em massa em escala global, a superpopulação prisional no Brasil, a criminalidade transnacional, o impacto da tecnologia no crime e nas instituições penais, a relação da criminalidade com as estruturas empresariais, sociais, políticas e econômicas, as alterações legislativas, as mudanças na política criminal, e as novas práticas judiciais em matéria penal. Tudo isso aponta para a necessidade de um programa que explore o sistema penal brasileiro e suas particularidades na atualidade.

O webinar de lançamento reunirá dois professores do curso: Maíra Fernandes, advogada criminalista, coordenadora do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, no Rio de Janeiro e vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim/RJ; e Ricardo Saadi, delegado de Polícia Federal. Os palestrantes debaterão alguns dos principais desafios do sistema de justiça no contexto das transformações experimentadas pelo Direito Penal e processual Penal no século XXI, como a criminalidade transnacional, o impacto da tecnologia e a relação da criminalidade com as estruturas empresariais, sociais, políticas e eleitorais do Brasil.

O encontro, aberto ao público, será moderado por Thiago Bottino, professor da FGV Direito Rio, membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) desde 2008 e integrante da Comissão Permanente de Direito Penal e da Comissão de Direitos Humanos.

LL.M em Direito Criminal Contemporâneo – Desafios atuais do Sistema de Justiça Criminal; Data: 9/10; Horário: 19h; Youtube FGV.

FGV DIREITO RIO II - A FGV Direito Rio promoverá, nesta quinta-feira, uma palestra de apresentação do Mestrado em Direito da Regulação, o único com concentração nesta área. O evento contará com a presença do coordenador do curso, prof. Fernando Leal. O encontro tem como objetivo mostrar em detalhes o programa e esclarecer dúvidas dos candidatos que queiram ingressar na turma de 2021.

Além de passar por debates sobre recentes transformações do Estado Administrativo, o curso também se abre à discussão de temas relacionados à concepção, implementação e monitoramento de políticas públicas; ao desenvolvimento de setores de infraestrutura; à definição e implementação, via regulação, de objetivos constitucionais importantes, como a livre-iniciativa, a defesa da concorrência, a sustentabilidade e a eficiência; à regulação de novas tecnologias; e ao conhecimento e a análise das interações entre os mecanismos estatais e não estatais de regulação, incluindo os de governança global e iniciativas internacionais de regulação.

O mestrado investe em conhecimento atual e profundo sobre temas relacionados, direta ou indiretamente, à regulação e no exame de experiências regulatórias bem-sucedidas no Brasil e no exterior com o objetivo de estimular, a partir de perspectivas multidisciplinares e de capacitação metodológica, raciocínios analíticos, críticos e propositivos voltados à identificação, prevenção e solução de problemas na área.

O Programa de Pós-graduação strictosensu em Direito da Regulação, que abrange os cursos de mestrado e doutorado, tem por compromisso educacional investir permanentemente no desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica dos discentes, estimulando-os a questionar, argumentar, relacionar conhecimentos, defender suas próprias ideias e justificar propostas teórica e empiricamente fundadas a respeito de diversas questões relacionadas ao fenômeno regulatório.

Mais informações sobre o mestrado: https://mestrado-rio.fgv.br/direito/academico/direito-da-regulacao

FGV III - A Fundação Getulio Vargas recebe inscrições para o Vestibular 2021 das suas escolas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, totalizando 1.223 vagas. As inscrições para ingresso via vestibular devem ser feitas pela internet até o dia 6 de novembro. Em consonância com as medidas restritivas adotadas pelos governos para combater a disseminação do Covid-19, as provas do Vestibular 2021 serão realizadas de forma online.

Os candidatos que tenham cursado ou estejam concluindo o Ensino Médio em escola pública no Brasil ou que tenham recebido bolsa de 100% em instituições da rede privada durante todo o Ensino Médio podem solicitar isenção de taxa de inscrição. O prazo para requerer a isenção no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília é até 2 de novembro, exceto para as escolas FGV Direito SP (9 de outubro) e FGV EESP (3 de novembro).

As inscrições para o vestibular de todas as escolas da FGV serão aceitas exclusivamente pela internet, no site https://vestibular.fgv.br/, onde o candidato encontrará a íntegra dos editais.

FGV IV - Como ter motivação em meio a uma pandemia tão devastadora? De uma hora para outra a rotina foi alterada por completo. O isolamento físico e social; a imprevisibilidade da volta ao normal; e que tipo de “normal” se instalará quando a pandemia passar são questões que afetam a motivação. Diante desse cenário, o Núcleo de Apoio Pedagógico da FGV (NAP) realizará no dia 9 de outubro, um webinar sobre ‘É possível focar motivado: como lidar com as incertezas nesse período de pandemia?’.

Angústia, ansiedade, tristeza, insegurança e diversos outros sentimentos possíveis de aflorar em um contexto de pandemia podem afetar a saúde mental, a motivação, o rendimento acadêmico, entre outros. Esse alerta acendeu na equipe do NAP a necessidade de trazer à luz do debate acadêmico questões referentes à saúde mental e à motivação. O evento contará com a participação da Angela Berni, psicóloga clínica. O encontro, aberto ao público, será moderado por Helena Giolito, coordenadora do NAP.

É Possível Ficar Motivado: como lidar com as incertezas nesse período de pandemia?

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor