FHC é nomeado presidente honorário de comissão de política de drogas

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi nomeado presidente honorário da Comissão Global de Política de Drogas. FHC é um dos membros fundadores da comissão, lançada em junho de 2011. Em 2007, ele iniciou e orientou o trabalho da Comissão Latino-Americana de Drogas, para em seguida reunir um grupo de personalidades mundiais para defender a reforma de políticas de drogas em nível internacional.

Sob sua presidência entre 2011 e 2016, e com o apoio de outros comissários como Kofi Annan, Ruth Dreifuss e George Shultz, a Comissão Global contribuiu para a abertura de um debate sobre os danos gerados por políticas de drogas repressivas, o que favoreceu reformas em todo o mundo.

“A liderança de Fernando Henrique Cardoso foi fundamental para o avanço de reformas de políticas de drogas em todo o mundo. Dando prova de coragem política, ele denunciou os danos que as políticas punitivas de drogas e a proibição vem infligindo às pessoas mais vulneráveis de nossa sociedade. Nosso respeito coletivo por sua coragem e seu compromisso é imenso”, afirma Helen Clark, atual presidente da Comissão Global, que tem como novos membros Juan Manuel Santos, da Colômbia, e José Ramos-Horta, de Timor-Leste.

Por meio de recomendações baseadas em evidências científicas, em uma década a Comissão Global se tornou um ator central do debate internacional sobre as políticas de drogas, defendendo uma abordagem equilibrada e pragmática baseada nos direitos humanos.

Artigos Relacionados

Brasil volta a defender quebra de patente

Um dia após declarar na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia que “sou contra a quebra de patente”, como forma de flexibilização de...

Pandemia puxa alta de US$ 26,7 tri das vendas  do e-commerce global

Porém empresas de plataformas de viagem tiveram queda acentuada com a Covid-19.

Venda de veículos teve queda de 7,5% em abril

Segundo a Anfavea, o crescimento foi de 14,5% no acumulado do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Estado do Rio registra 68,8 mil novos MEIs

Alimentação fora do lar foi o segmento com mais abertura de empresas, com 10,4 mil novos microempreendedores.

Volume de vendas do varejo restrito regrediu em março

'Recuo foi acima do esperado por nós (-3,4%) e pelo mercado (-5,1%)', diz Felipe Sichel.

Quase 80% não trabalham totalmente remoto na pandemia

Segundo levantamento sobre adaptação ao modelo de teletrabalho, 49,7% dos entrevistados estiveram na empresa semanalmente.

Tunísia pretende exportar 80 mil toneladas de frutas

País produz pêssegos, nectarinas, damasco, ameixa e estima aumento de 7% na safra de frutas em 2021; grandes importadores são Líbia, França e Itália.

Rio acaba com toque de recolher

Novas medidas têm validade até o dia 20 de maio; medidas podem ser revistas.