Fiagro ou FII: qual a melhor opção?

1220
Fiagro e FII (fotos ABr e divulgação)
Fiagro e FII (fotos ABr e divulgação)

Por Gilmara Santos, especial para o Monitor

 

Quando se compara o Fiagro (Fundo de Investimento do Agronegócio) aos FIIs (Fundos Imobiliários), mais conhecidos pelo mercado, as duas estruturas apresentam algumas características semelhantes. A principal diferença se deve aos ativos alvo de investimento: os Fundos Imobiliários são focados no setor imobiliário, e o advento do Fiagro torna mais fácil o acesso do investidor ao agro por meio de fundos que invistam somente em ativos agrícolas.

Vale destacar que os Fiagros são relativamente novos no mercado; o primeiro IPO ocorreu em outubro do ano passado, enquanto os FIIs já estão há bastante tempo na praça. “Acreditamos que ambos os ativos são complementares. Antes da entrada dos Fiagros no mercado, o investidor tinha como opção concentrar seu risco apenas no setor imobiliário e agora ele pode diversificar sua carteira com ativos do setor imobiliário e do setor do agronegócio”, considera Luis Bresaola, head de Fundos Imobiliários da Davos Investimentos.

Espaço Publicitáriocnseg

Bresaola afirma que os dois são indicados para investidores em geral, não existe uma classificação para isso. “Ambos possuem as mesmas características de pagamento de juros mensal, porém com diferença do setor (agro x imobiliário). Entendemos que estes ativos cabem em carteiras de investidores que buscam uma renda mensal.”

“São produtos financeiros diferentes. Individualmente, cada um possui vantagens e desvantagens, ou seja, não existe certo ou errado. O importante é mergulhar na proposta individual de cada Fiagro e de cada FII, e pensar no que cada produto vem a propor, quais prazos, riscos, lastros e garantias, impostos”, aconselha Marcelo Bolelli Magalhães, CEO Agrega e CEO Ribus – Desenvolvimento Imobiliário. “Ambos são normalmente aderidos por participantes conservadores ou de média agressividade, afinal, estão lastreados em commodities agro e imóveis, sejam rurais ou urbanos”, complementa.

Assim como os FIIs, os Fiagro são isentos do Imposto de Renda sobre os dividendos distribuídos aos investidores, porém há incidência de IR (20%) em caso de ganho de capital.

 

Diversificação e liquidez

Para Marcos Moraes, vice-presidente e CFO da Abradi (Associação Brasileira de Agentes Digitais), uma das vantagens do Fiagro é a diversificação. “É possível buscar imóvel rural, participação em sociedade, instrumento de dívida. Não precisa aplicar todo o valor geralmente exigido pelo investimento em imóvel. Além disso, todo o conjunto de tarefa de administração do imóvel rural fica a cargo dos profissionais responsáveis”, destaca Moraes.

Ele alerta que a pior desvantagem é o risco, sendo o de crédito o principal deles e está associado à falta de capacidade de pagamento dos devedores. Também é necessário ficar atento à liquidez, dificuldade em converter o investimento em Fiagro em dinheiro. “Também é importante ficar atento à volatilidade, governança e as questões climáticas”, considera. Já o FII tem a liquidez como ponto positivo. Além disso, é necessário um baixo investimento inicial.

Em relação aos retornos, como os Fiagros são novos no mercado não há um track record oficial; o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (Ifix) teve queda de 2,19% no ano passado e em 2022 está caindo 0,84%, conforme Bresaola.

Luis Piñel, diretor da IGTSP, comenta que a escolha entre um e outro vai depender dos ativos que compõe cada fundo, pois esses ativos podem remunerar de forma muito diferente os investidores (cotistas). “Sendo assim, sugiro que o investidor faça uma análise prévia da carteira do fundo antes de investir”, afirma.

“Cabe destacar que os FIIs já estão estabelecidos no mercado há quase 30 anos (Lei 8.668/1993) e possuem uma referência de mercado de boa opção de investimento. Já o Fiagro (Lei Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agroindustriais 14.130/2021) tem somente um ano e pouca referência ainda. Mas diria que os dois fundos hoje possuem boas oportunidades de investimento, com rendimentos de baixo risco.”

Leia também:

Como escolher um Fiagro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui