27.4 C
Rio de Janeiro
terça-feira, janeiro 19, 2021

Fica

O PMDB não pretende deixar prosperar as investidas do PSB sobre Itamar Franco. O presidente nacional do PMDB, senador Jader Barbalho, vai se reunir com o governador no próximo dia 19, no Rio, no apartamento do também peemedebista e igualmente mineiro senador José Alencar. Na reunião será tratado o futuro político de Itamar, que discorda da participação do partido na base de sustentação do Governo Federal. Sobre o convite oficial  que recebeu da direção nacional do PSB para integrar as fileiras do partido, Itamar teria dito que só responderia depois de janeiro, quando espera que o PMDB se reúna e decida se continua ou não apoiando o presidente FH.

Avicultura
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frango, Luiz Fernando Furlan, faz hoje, às 9h, a palestra inicial do último dia de trabalho do 16º Congresso Brasileiro de Avicultura, que está sendo realizado desde terça-feira, no Itamaraty, em Brasília. O principal tema de hoje é o mercado internacional de frangos. A palestra de Furlan representará um alívio para os avicultores, que ontem foram obrigados a engolir o ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, defender a ultrapassada tese de que o déficit da Previdência é a raiz de todos os males do País. O ministro, por desconhecimento ou incompetência, nada falou sobre os US$ 110 bilhões de juros pagos somente nos primeiros nove meses do ano. Ao final do dia será divulgada a Carta de Brasília, com as posições do setor sobre os temas debatidos, entre eles reforma tributária e protecionismo comercial.

Diagnóstico
O presidente FH disse que o Brasil está “de enxaqueca” devido à violência. Faltou dizer quem é a principal causa da dor de cabeça dos brasileiros.

Gogó
A retórica pró-social do FMI não é novidade. Em 1988, ao receber um grupo de jornalistas brasileiros que participavam, em Washington, de curso sobre mercado de capitais promovido pela Andima, Michel Camdessus, então há pouco menos de dois anos como secretário-geral do Fundo, defendeu que a instituição não deveria limitar sua atuação à macroeconomia. Pelo visto, ficou na promessa.

Bode
Parece que o antigo coro de “Fora daqui com o FMI” acabou trocado por “Fora daqui com o Camdessus”.

Miado
Conhecida no mercado norte-americano de microcomputadores pela agressividade, a Dell Computers está começando suas atividades no Brasil de forma bastante tradicional. Se nos EUA a política de distribuição direta ao consumidor final permitiu à empresa praticar preços baixos e conquistar substancial parcela do mercado – a despeito de também não depender de rede de revendas – os valores cobrados por aqui são bem salgados, em alguns casos superiores aos praticados por IBM e Compaq, dois monstros do setor, conhecidos pela qualidade dos seus produtos.

Órfãs
Grandes empresas, apoiadas por governos neoliberais, querem acabar com benefícios à maternidade presentes na Convenção 103 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A denúncia está sendo feita por sindicatos de vários países. A proposta das empresas transnacionais estaria vindo disfarçada pelo rótulo de flexibilização dos direitos da mulher, sob alegação de que a convenção estaria “obsoleta”. Na prática, significaria acabar com a licença pós-parto e com a proibição de demissão de mulheres no período de licença, entre outras agressões.

Raposa no galinheiro
Encarregado de investigar as ocorrências de “lavagem” de dinheiro e ocultação de bens, o Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) já recebeu, entre janeiro e setembro, 102 denúncias de irregularidades no mercado financeiro. Dessas, 40 envolvem o setor imobiliário e 55, empresas factoring. Até agora, no entanto, ninguém foi punido. O Coaf é composto por representantes privados e públicos do próprio setor financeiro.

Artigo anteriorObstrução
Próximo artigoDogmático
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.