Fila de pedidos no INSS chega a quase 2 milhões

74
Fachada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foto: divulgação
Fachada do INSS - Previdência Social (foto divulgação)

Quase 1,8 milhão de pedidos de benefícios do INSS estavam esperando análise em junho deste ano. Os dados são do Portal da Transparência Previdenciária, lançado nesta quarta-feira pelo INSS e pelo Ministério da Previdência. O objetivo é dar transparência aos números gerenciais do instituto e da perícia médica federal.

Dos requerimentos que estavam na fila, quase 600 mil esperavam a perícia médica, e 1,2 milhão, a análise administrativa.

A plataforma ainda traz os dados do período de espera. Apenas 36% estão no aguardo há menos de 45 dias, o que é determinado na lei. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, disse que quer reduzir a espera para o prazo legal até o fim do ano.

A fila foi um dos fatores que levou à queda de Glauco Wamburg, que teria sido indicado pelo PSD. O novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, disse que já foi pedida a nomeação de mais 250 aprovados no último concurso, para depois alcançar o cadastro de reserva, que conta com duas mil pessoas, para diminuir o atraso nas solicitações.

Espaço Publicitáriocnseg

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui