Fim de uma certa história

Do secretário-executivo do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, no seminário “As Alternativas para o Brasil Enfrentar a Crise”, organizado pelo MM com apoio de outras entidades, ao ironizar as previsões otimistas dos apóstolos da globalização: “Eram utopias. Nem todas utopias são boas. Também existem utopias malévolas, como a da globalização, que pregava o win-win, em que todos supostamente ganhavam”, observou o embaixador, que classificou a atual crise como “a maior manobra especulativa da história”.

Ao chinês desconhecido
Também presente ao seminário, o economista Dercio Munhoz salientou a importância da China para tirar o Brasil do crescimento médio pouco acima de 2% ao ano: “Existem países que gostam de colocar estátuas públicas para governos. Aqui, devíamos colocar estátuas para os chineses”, ironizou.

Anabolizado
Dercio, no entanto, advertiu para a inconsistência do crescimento brasileiro, baseado na elevação dos preços de commodities, que compensaram a sobrevalorização cambial: “Quando a economia se expande por conta do câmbio, o efeito distributivo interno é restrito, diferentemente de quando se cresce quando o câmbio está ajustado.”

Livre
Começa nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, o Congresso Internacional de Software Livre para o Setor Público. O evento, de dois dias, no Centro de Convenções da Bolsa do Rio (Praça XV de Novembro, 20 – Centro), contará com a participação de personalidades internacionais, como Jean Pierre Laisne, considerado o guru do software livre e responsável pela política européia para o setor; Timothy Ney, co-fundador do Linux Greenhouse; e Karl Rasche, engenheiro do estúdio cinematográfico Dreamworks.

Visão
Vantagens da tecnologia de processamento de imagens é um dos temas que serão abordados pelo empresário Moisés Pontremoli na palestra “Sistemas de Visão”, dia 11, das 9h às 13h, na sede da Abimaq (Av. Jabaquara, 2925, São Paulo – SP).

Globalizadas
Pela primeira vez, as Pioneiras Tecnológicas – grupo de empresas escolhidas pelo Fórum Econômico Mundial – incluem empresas da China, Gana, Nigéria e Chile, ao lado das tradicionais da América do Norte e Europa. Ao todo, o grupo de 2009 inclui empresas de 15 países: além dos citados, Áustria, Canadá, França, Alemanha, Japão, Índia, Holanda, Noruega, Suíça, Reino Unido e EUA. Não é nada, não é nada… vindo do Fórum, não é nada, mesmo.

Celular
Atualmente, 5% dos usuários de telefonia celular têm cadastro com alguma inconsistência. Essa falha, que facilita o comércio de aparelhos roubados, recebe pouca atenção das operadoras. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promete acabar com o problema e deu um prazo de 120 dias para as empresas de telefonia. Será realizada uma campanha para estimular o registro de furto, roubo, perda ou extravio de celulares no Cadastro de Estações Móveis Impedidas (Cemi).

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anterior“Arrest them”
Próximo artigoDialogo, “no”
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.