Fim do PPI não reduzirá preços nas bombas

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Bomba de diesel (Foto: divulgação)
Bomba de diesel (Foto: divulgação)

É preciso reestatizar a distribuição

 

Para se desenvolver, o Brasil precisa de energia barata para aumentar a competitividade de sua economia. Todo tipo de energia, não apenas combustíveis. Todos deveríamos estar trabalhando com este objetivo, mas o que vemos acontecer é, infelizmente, exatamente o inverso.

Sendo riquíssimo em recursos naturais, não existe qualquer dificuldade para obtenção de energias baratas neste país. Entretanto, atendendo a fortes interesses internacionais, as dificuldades vão sendo criadas. A privatização da Eletrobrás e o desmonte de Petrobrás vieram para atuar neste sentido. Muitos lucram com tudo isto, menos os brasileiros.

Um bom exemplo foi a institucionalização na Petrobrás, em outubro de 2016, do Preço de Paridade de Importação – PPI. É importante lembrar que em 2016 foi a institucionalização de uma prática de preços elevados que já vinha sendo praticada no governo Dilma (2015/2016).

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O PPI é um absurdo que tem como objetivo fazer com que os combustíveis no Brasil tenham sempre os preços mais altos possíveis, contrariando a própria finalidade da Petrobrás, que é a de fornecer combustíveis aos preços mais baixos possíveis.

Agora com o novo governo, o presidente eleito da estatal, Jean Paul Prates, promete acabar com o PPI. Mas isto hoje seria suficiente para resolver o problema? Parece que não.

Vocês se lembram que recentemente a direção da Petrobrás anunciou uma redução nos preços do diesel em suas refinarias em quase 10%. Naquele momento, o preço médio do diesel nas bombas no Brasil era de R$ 5,79 por litro como vemos no quadro a seguir:

Preço médio do diesel nas bombas em 22 de abril de 2023 (gráfico Petrobras)
Preço médio do diesel nas bombas em 22 de abril de 2023 (gráfico Petrobras)

Fonte: ANP/Petrobrás

 

Notem que, em 22 de abril, destes R$ 5,79, nas refinarias ficavam R$ 3,41, e na distribuição/revenda, R$ 0,95. Agora vejam este mesmo quadro em 6 de maio de 2023:

Preço do diesel nas bombas em 6 de maio de 2023 (gráfico Petrobras)
Preço do diesel nas bombas em 6 de maio de 2023 (gráfico Petrobras)

Fonte: ANP/Petrobrás

 

Vejam que, na bomba, o preço do diesel caiu de R$ 5,79 para R$ 5,70, uma queda de R$ 0,09, ou seja, uma redução de apenas 1,5%.

Observem que, nas refinarias, a queda foi de R$ 3,41 para R$ 3,08, uma diferença de R$ 0,33, ou seja, menos 9,7%.

Ocorre que na distribuição/revenda houve um aumento de R$ 0,95 para R$ 1,29, ou seja, uma diferença de R$ 0,34.

Portanto toda a redução ocorrida nas refinarias ficou nas mãos dos distribuidores e revendedores, nada chegando aos consumidores.

É preciso reestatizar a distribuição.

 

Cláudio da Costa Oliveira é economista da Petrobras aposentado.

O autor escreve Petrobras e Eletrobras com acento agudo no “a”.

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