De acordo com último relatório da B3, de janeiro a julho de 2022 as vendas financiadas de veículos somaram 3 milhões de unidades. O número representa queda de 10,7% em relação ao mesmo período de 2021, o que equivale a 368 mil unidades financiadas a menos. As vendas financiadas em julho de 2022 somaram 436 mil unidades, entre novos e usados. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa queda de 2,8% em relação a junho, quando os financiamentos somaram 449 mil unidades. Em comparação com julho de 2021, foi registrada queda de 18,8%.
Os dados são da Alias Tecnologia, fornecedora de soluções tecnológicas para empresas públicas e privadas que atuam no segmento bancário e de financiamento de veículos.
Apesar disso, o segmento de autos leves registrou oscilação positiva de 0,8% em relação ao mês anterior. Comparado com julho de 2021, o número de financiamentos de autos leves teve queda de 20,4%. Já o financiamento de veículos pesados registrou crescimento de 0,6% na comparação com junho, mas queda de 18,2%, considerando julho de 2021.
O segmento de motos registrou queda de 16,2% no número de financiamentos em relação a junho, com 82 mil unidades. Na comparação com julho de 2021 também houve recuo, de 12,3%.
Já estudo da startup Mobiauto, recém-incorporada ao menu do banco PAN, analisou o segmento de altíssimo luxo do mercado brasileiro de automóveis, utilizando como recorte tudo o que foi anunciado na plataforma do site com valor acima de R$ 400 mil. A pesquisa levou em consideração somente modelos com volume expressivo de anúncios na plataforma, comparando os preços desses carros de janeiro a julho de 2021 versus igual período deste ano. No total, a pesquisa traz resultados de valorização de dez marcas e 33 modelos, mais suas respectivas versões, entre os anos-modelo de 2014 a 2021.
O levantamento inclui alguns dos veículos mais vendidos das principais marcas premium estabelecidas no Brasil.
Dos 10 modelos mais bem posicionados da pesquisa, o Porsche auferiu sete posições, com mais dois modelos da Land Rover e um da Audi.
Recentemente, Mobiauto havia feito uma pesquisa nos mesmos moldes de análise com os SUVs compactos do mercado nacional. Na média, eles valorizaram 10,57% no último ano. Quando se repete o mesmo cálculo para os modelos de altíssimo luxo, a média aritmética é de 9,66%.
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