Firmes

101

Os que cobram dos candidatos da oposição declarações mais firmes a favor da manutenção da estabilidade e respeito aos contratos, creditando a crise econômica atual a uma (suposta) tibieza de Ciro, Garotinho e Lula, deveriam explicar por que, em 98, com FH candidato à reeleição com amplo favoritismo, o país enfrentava crise quase tão grave. Tanto que só se esperou a conveniente reeleição para desvalorizar o real. FH e sua equipe econômica rezavam – e continuam rezando – no altar do “mercado”, diariamente.

Plataforma
Empresários e trabalhadores da indústria naval se reúnem hoje com o candidato à Presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e com a governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva (candidata à reeleição). A partir de 8h30, na Federação das Indústrias do Rio (Firjan), discutirão o potencial dos estaleiros brasileiros de atenderem à crescente demanda dos setores de petróleo e da marinha mercante, gerando mais empregos e renda no Brasil.
Será feita uma apresentação de técnicos dos estaleiros brasileiros mostrando que a indústria nacional tem capacidade de construir plataformas semi-submersíveis como a P-51 e a P-52, que serão contratadas em breve pela Petrobras. É bom lembrar que a P-50 está em meio a uma polêmica: ia ser construída em Cingapura, mas pressão do setor de petróleo ainda tenta reverter essa geração de empregos e renda no exterior.
As principais entidades da indústria naval brasileira participam da reunião, entre elas o Sindicato Nacional da Indústria de Construção Naval (Sinaval), a Organização das Indústrias de Petróleo (Onip) e a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena).

Linhas cruzadas
Ao fazer reportagem sobre os lucros da Copel, divulgada na semana passada, este jornal foi informado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que não havia qualquer denúncia a respeito da companhia na autarquia. Esta semana um dos diretores da CVM confirmou que há uma investigação sobre a empresa em curso desde o ano passado.

Mercado
A Telemar está cobrando R$ 119,60 para transferir uma linha de telefone já instalada de um endereço para outro, mesmo sendo na mesma rua. Estabelece o prazo máximo de 72 horas para a execução do pedido. Agora, para a instalação de uma linha nova, cobra quase um terço – R$ 42,04 – mas não garante o mesmo prazo sob a alegação de que dependerá da existência de linha para uso imediato.

Espaço Publicitáriocnseg

Próximo governo
Guido Mantega, um dos assessores do candidato Lula, inaugura hoje, às 10h, o ciclo de palestras “Alternativas Econômicas do Próximo Governo”, na Firjan. O evento será a portas fechadas, durante reunião do Conselho Empresarial de Economia. Por suas idéias um tanto – digamos – tímidas frente ao “mercado”, periga Mantega ser confundido com algum integrante da equipe econômica.

Desconhecidos
De 1.323 candidatos a deputado estadual no Rio de Janeiro, apenas sete foram lembrados espontaneamente pela população, em pesquisa do Ibope. Dessa minoria, quatro tentam reeleição: Andréa Zito, Jorge Picciani, Noel de Carvalho e Washington Reis.

Beneficente
Será em benefício da Casa de Solidariedade Internacional do Rio de Janeiro o jantar beneficente que a consulesa da Itália, Regina Mariano promove no próximo dia 28. A produção da noite está a cargo de Anna Beluzzi, da Stelle Produções. Os convites estão a venda no Consulado da Itália (Av. Presidente Antônio Carlos, 40 / 2º andar).

Baixa
Segundo o candidato Ciro Gomes, a partir do dia 15 acabaria a pressão sobre o dólar. Hoje é dia 16.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui