Fiscais param

Os auditores fiscais federais agropecuários entraram em estado de mobilização. A categoria reivindica a...

Os auditores fiscais federais agropecuários entraram em estado de mobilização. A categoria reivindica a autorização de concurso público para contratação de 1,6 mil fiscais e protesta contra uma série de medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura (Mapa). O sindicato da categoria (Anffa Sindical) recomendou que nenhum auditor acessasse os sistemas do Mapa para realizar suas atividades nesta segunda-feira. Com isso, cargas para exportação não serão inspecionadas, e o trabalho nos frigoríficos não será fiscalizado. “O serviço à população não será impactado diretamente. Nosso objetivo é atingir, apenas, o ministério e as grandes indústrias agropecuárias”, informa o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto.

Caso as reivindicações não sejam atendidas, na próxima semana a paralisação será de 48 horas, ou seja, não haverá acesso aos sistemas nos dias 24 e 25. “Nos últimos 20 anos, o mercado agropecuário brasileiro cresceu mais de 200%, e o número de fiscais federais agropecuários que atuam nele diminuiu mais de 35%”, protesta Porto. A Operação Carne Fraca – que parece cada vez mais fazer jus ao adjetivo do seu nome – mostrou que a fiscalização é falha. Não só pela falta de fiscais, mas também pela ingerência política na nomeação dos chefes.

 

Treze dias

No próximo dia 31 termina o prazo para entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Precisam enviar a ECF, que desde o ano-calendário 2014 substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), todas as pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real, lucro presumido, lucro arbitrado e todas as imunes e isentas.

 

Contadores sem imposto

Projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados prevê a desoneração da folha de pagamento para empresas de contabilidade. A proposta beneficiará as empresas que estão fora do Simples Nacional e são tributadas pelo lucro real ou presumido, que têm carga tributária de aproximadamente 29% sobre a folha de pagamento. O Projeto de Lei 6.750/13, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), passou por uma comissão, mas ainda resta ser analisado por três.

Todo mundo critica as desonerações feitas pelo então ministro Guido Mantega, mas todo mundo quer sua casquinha.

 

Chá na máquina

As máquinas de café em capsula criaram um tipo de consumo no mundo que proporcionou um aumento estupendo no lucro dos produtores da bebida, já que é muito mais caro. O sucesso atraiu fabricantes de chás. A Aroma Selezione é pioneira no Brasil, com capsulas compatíveis com as máquinas Nespresso.

 

Mercado futuro

Foi apenas o primeiro dia, mas a frase da semana já apareceu. Do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, durante a divulgação do Caged, que registrou a criação de apenas 9,8 mil vagas, quase uma estabilidade em relação a maio (alta de 0,03%): “É melhor que seja gradual do que ter uma bolha que depois vai estourar.”

 

Mais um recorde

Diria Samuel Langhorne Clemens, se vivo estivesse no século XXI: “As notícias sobre a morte da Petrobras foram um tanto exageradas…”

 

Rápidas

A FGV Energia realiza em 27 de julho, às 18h, no auditório da FGV no Rio de Janeiro, o evento Energia em Foco – Estratégia e Desafios para o Futuro, que terá o tema “Eletrobras e suas perspectivas”. O presidente da estatal, Wilson Ferreira Junior, apresentará sua visão sobre as estratégias e desafios do setor elétrico no Brasil e no mundo. Informações: http://portal.fgv.br/eventos/energia-foco-eletrobras-e-suas-perspectivas *** Nesta quarta-feira, o Sebrae realizará a palestra Negociação como uma Estratégia de Vendas, a partir das 19h, no Shopping Jardim Guadalupe (RJ). Inscrições pelo telefone 0800 5700800 *** O PayPal Brasil anuncia a promoção de Paula Paschoal ao cargo de diretora geral, função que Mario Mello, diretor geral para a América Latina, acumulava desde maio de 2014. Desde dezembro de 2015, a executiva ocupava a diretoria Comercial da empresa no país *** A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) abriu inscrições para o curso de extensão em Planejamento e Controle Gerencial, com o professor Luiz Guilherme Ferreira Dias. As aulas serão aos sábados, 29 de julho, 5 e 12 de agosto, das 8h30 às 17h30, em Petrópolis (RJ) *** Tatiana Campos Kalman é a nova vice-presidente de Care Chemicals da Basf para a América do Sul, no lugar de Agustín Sanchez, que segue para a Alemanha, assumindo a responsabilidade pela vice-presidência de Business Management Standard Surfactants Europe. Tatiana está na empresa há mais de 15 anos *** A região turística Caminhos da Mata (Itaboraí, Rio Bonito, Silva Jardim, São Gonçalo e Tanguá) recebe, nesta terça-feira, o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Será no CDL (Rua Deocleciano Guimarães, 15 – Centro – Rio Bonito).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorO J da questão
Próximo artigoLiquidação

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Condomínios do Rio podem exigir comprovante de vacinação

É recomendado que tal exigência seja aprovada em assembleia por maioria dos presentes

Agronegócio brasileiro ainda está amadurecendo tecnologicamente

Por Regina Teixeira – Especial para o Monitor Mercantil

Livro traz bastidores de aquisições de startups por grandes empresas

Livro: 'Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup'

Plano de assinatura garante um smartphone novo todo ano

A parceria une o propósito da Samsung de trazer inovação a cada lançamento - desta vez oferecendo sua terceira geração de smartphones - e...

WhatsApp testa funcionalidade de indicação de negócios em SP

Por enquanto só São Paulo terá esse recurso