Fitch classifica nota do IDR em moeda local da Globo como estável

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Agência de classificação de risco Fitch Ratings
Fitch Ratings. Foto: divulgação

A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou o IDR (Issuer Default Rating – Rating de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moeda Estrangeira ‘BB’ e o rating ‘BB’ das notas sem garantias reais, denominadas em dólares, da Globo Comunicação e Participações S.A. (Globo). A perspectiva do IDR em moeda estrangeira é negativa.

Além disso, a Fitch afirmou o IDR de longo prazo em moeda local ‘BBB-’ e o rating nacional de longo prazo ‘AAA (bra)’ da companhia, ambos com perspectiva estável.

De acordo com o relatório, um rebaixamento do IDR em moeda estrangeira do Brasil provavelmente resultará em ação de rating negativa no IDR em moeda estrangeira e nas notas em dólar da Globo. ‘’E um rebaixamento do IDR em moeda local por enquanto é improvável, uma vez que a posição líquida de caixa da Globo mitiga preocupações relacionadas à redução de receitas e margens”, comparou a agência.

A saúde financeira do grupo Globo — maior conglomerado de mídia e comunicação do Brasil–vem dando sinais de esgotamento, mas a agência de classificação de risco explica que o saldo de caixa e aplicações financeiras, de R$ 12,1 bilhões, é significativamente superior à sua dívida total, de R$5,7 bilhões.

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“A empresa deve manter caixa líquido de R$ 7 bilhões a R$ 10 bilhões. A magnitude destes recursos proporciona à empresa significativa flexibilidade financeira, apesar da desvalorização do real frente ao dólar. Além disso, a Globo tem flexibilidade para adiar ou reduzir o pagamento de dividendos”, justificou a Fitch.

Para citar somente os números da Rede Globo. Até outubro de 2021, o canal reportou prejuízo de R$ 144 milhões no primeiro semestre, um déficit de 122% em relação a 2020, quando perdeu R$ 51 milhões no mesmo período.

O relatório da Fitch acentua que o caixa líquido da Globo e sua forte posição competitiva no setor brasileiro de mídia sustentam seu IDR em moeda local, apesar da queda de seu desempenho operacional nos últimos anos, devido à migração das receitas de publicidade para outras plataformas e ao impacto negativo da pandemia.

Segundo a agência, os ratings incorporam uma expectativa de recuperação gradual da lucratividade, devido, principalmente, a iniciativas de monetização de conteúdo próprio e ao retorno do fluxo de caixa livre (FCF) positivo em 2022. A perspectiva negativa do IDR em moeda estrangeira reflete a do rating soberano.

Conforme o relatório, a Globo enfrenta forte e crescente concorrência em termos de receitas de publicidade e conteúdo/programação, além de desafios para oferecer plataformas novas e atraentes a espectadores e anunciantes.

Além disso, o mercado brasileiro de TV paga enfrenta uma retração – no final de 2020 havia 14,8 milhões de assinantes, 24% menos que os 19,5 milhões de 2014. A estratégia da Globo para enfrentar as mudanças no mercado e o declínio de seu negócio de transmissão de TV tradicional incluiu o lançamento da Globoplay, cujo número de assinantes aumentou rapidamente — 27% no período de 12 meses encerrado em setembro de 2021. “A participação de conteúdo/programação nas receitas deve chegar a 40% em 2022, contra 36% em 2019”, citou o texto.

A Fitch acrescenta que a forte posição de negócios da Globo, líder do setor brasileiro de mídia, é um pilar importante dos ratings. A empresa respondia por 34% da audiência televisiva nos primeiros meses do ano, chegando a 39% no horário nobre. A Globo também tem canais importantes de distribuição de seu conteúdo. A Globoplay está expandindo sua base de assinantes por meio de ofertas de pacotes e parcerias, que devem continuar desempenhando importante papel estratégico.

A margem de EBITDA da Globo deve permanecer na casa de um dígito no horizonte de rating, devido ao desafiador ambiente do setor. O cenário-base considera receita líquida e EBITDA de R$ 14,1 bilhões e R$ 122 milhões, respectivamente, em 2021, com margem de EBITDA de 0,9%.

O reagendamento dos jogos de futebol da temporada de 2020 para 2021 aumentou a amortização dos direitos esportivos no ano corrente e impactou negativamente o EBITDA em cerca de R$ 503 milhões. Para 2022, a receita líquida deve crescer 11%, para R$ 15,7 bilhões, principalmente devido ao aumento do número de assinantes da Globoplay, enquanto o EBITDA de R$891 milhões levará a uma margem de EBITDA de 5,7%.

Os administráveis patamares de investimentos e pagamento de dividendos dão alguma flexibilidade ao fluxo de caixa da Globo, cujo perfil financeiro deve ser beneficiado por um FCF positivo a partir de 2022.

Para 2021, o cenário-base de rating considera um fluxo de caixa das operações (CFFO) de R$ 95 milhões e um FCF negativo em R$ 405 milhões, com R$ 826 milhões e R$ 326 milhões, respectivamente, para 2022. A Fitch incorpora investimentos anuais médios de R$ 300 milhões e um pagamento de dividendos de R$ 200 milhões de 2021 a 2024.

O IDR em Moeda Estrangeira da Globo e os ratings das notas em dólar são limitados pelo Teto-país ‘BB’ do Brasil, uma vez que a empresa não possui mais saldo suficiente em dólares no exterior para justificar uma elevação. A grande maioria das receitas da Globo é gerada em reais, e a receita na moeda americana é insuficiente para posicionar o IDR em Moeda Estrangeira acima do Teto-país brasileiro, a menos que a empresa volte a manter, de forma contínua, saldos de caixa no exterior.

 

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