A Fitch Ratings afirmou os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB+’ e o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA (bra)’ da Globo Comunicação e Participações S.A. (Globo). Além disso, afirmou o rating ‘BB+’ das notas sem garantias e em dólar emitidas pela Globo. A perspectiva dos ratings corporativos é estável.
O relatório da agência de classificação de risco de crédito mostra que houve melhora de desempenho da rede em 2024. “A empresa produz forte conteúdo local, incluindo eventos e programas ao vivo, em um mercado onde a TV aberta é a principal plataforma de publicidade, e gere uma estratégia multiplataforma e direta ao consumidor”, citou o relatório. Porém, sua rentabilidade ainda é menor que a de pares com grau de investimento, e está exposta à desafiadora tendência de fragmentação da audiência em plataformas de distribuição digital e linear e à redução da base de clientes de TV por assinatura no Brasil.
No terceiro trimestre de 2024, a Globo reportou caixa e aplicações financeiras, segundo métricas da Fitch, de R$15,4 bilhões, substancialmente acima da dívida total, de R$ 5,7 bilhões. A empresa deve manter sólida posição de caixa ao longo do horizonte de rating, sem incorrer em dívidas significativas.
A empresa está adquirindo o controle da Eletromidia, da qual atualmente detém 27%. A aquisição envolve pagamento inicial de BRL1,8 bilhão para adquirir 47% do Vesuvius FIP. A Eletromidia é a maior empresa de mídia out-of-home (OOH) do Brasil, com ampla atuação nas principais cidades do país.
A empresa Globo possui participação de 34% na audiência de televisão, que atinge 37% no horário nobre e conta com diversos canais para distribuir seu conteúdo. A Globoplay está expandindo sua base de assinantes por meio de investimentos em conteúdo, novas produções e combinação de parcerias e ofertas, que devem continuar desempenhando um papel estratégico.
Desafios
A Globo enfrenta intensa concorrência de outras plataformas por espectadores e anunciantes. O panorama da mídia foi afetado pela crescente fragmentação da audiência, devido a mudanças nas preferências dos consumidores por visualização sob demanda e over-the-top (OTT), além do crescente número de novos participantes. O mercado brasileiro de TV por assinatura se retraiu, passando a ter 10 milhões de assinantes no terceiro trimestre de 2024, de 19,5 milhões em 2014. Para enfrentar as mudanças no mercado e o declínio de seu negócio de TV tradicional, a Globo está investindo em eventos ao vivo, produção local, estratégia digital e serviço de vídeo sob demanda por assinatura Globoplay.
As margens de Ebitda da Globo devem permanecer na faixa de um dígito nos próximos dois anos, em virtude do ambiente desafiador para o setor e dos custos operacionais associados à expansão de sua plataforma de streaming. O cenário-base da Fitch considera receita líquida de R$15,5 bilhões a R$17 bilhões entre 2024 e 2025, com margens de Ebitda de um dígito alto. A Fitch estima recuperação do EBITDA para R$1,6 bilhão em 2024, impulsionada pelo crescimento das receitas de publicidade e por iniciativas de controle de custos.