Na nova edição do World Economic Outlook, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta que a inflação se manterá elevada nos próximos meses, antes de retornar aos níveis anteriores à pandemia em meados de 2022, “embora persistam riscos de aceleração”.
A previsão é que, nas economias avançadas, a inflação atinja, em média, um pico de 3,6% nos últimos meses deste ano, antes de cair para 2% no primeiro semestre de 2022. Os mercados emergentes terão aumentos maiores, atingindo a média de 6,8% e em seguida recuando para 4%, segundo o FMI. Os preços dos alimentos aumentaram cerca de 40% durante a pandemia.
Os economistas do Fundo admitem que “as projeções envolvem uma incerteza considerável”, e a inflação pode continuar alta por mais tempo. Os fatores que contribuiriam para isso incluem a disparada dos preços dos imóveis residenciais, a prolongada escassez de oferta nas economias avançadas e em desenvolvimento, a pressão sobre os preços dos alimentos e as desvalorizações cambiais nos mercados emergentes.
O IBGE divulga nesta sexta-feira o IPCA de setembro. O índice deve levar o acumulado em 12 meses para 2 dígitos, ou muito próximo. E é fácil ver que o Brasil reúne as 4 ameaças listadas acima pelo FMI.
Tema da esquerda
O Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) levantou os discursos proferidos no plenário da Câmara, de fevereiro de 2021 até o final de agosto, em que foram mencionados os termos “Auxílio Brasil” e “renda cidadã”.
Na distribuição por partido, uma avassaladora predominância de discursos proferidos por deputados do PT (8) e PCdoB (2), e pouquíssimo empenho da base bolsonarista (PSC, 2, PP e MDB, 1 cada) no tema.
Liquidação
O secretário de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, José Luís Zamith, participa nesta quinta-feira de reunião na Alerj para explicar a liquidação de empresas públicas e de economia mista. Na lista estão a CTC, Flumitrens, Celf, Metrô, BD Rio, Diverj e Ciferal. Alguns processos de encerramento de atividades se arrastam há 25 anos.
Volta às aulas
O retorno às aulas presenciais e em horário normal deve ajudar o emprego nas classes mais baixas, já que em muitos casos as mães – pais escapolem de cumprir esse papel – não têm com quem deixar as crianças para ir trabalhar.
Rápidas
Dias 19 e 20, o Fórum Mundial Espírito e Ciência, promovido pela Legião da Boa Vontade (LBV), debaterá, às 19h30, online, “Vida e morte em diálogo – Ciência e Fé conversam sobre as dimensões da existência”. Inscrições aqui *** O nutricionista Matheus Oliveira é o novo convidado do Entrevistas com Bayard Boiteux. A conversa já está disponível via YouTube *** O Lecadô inaugura nesse final de semana uma loja no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio (RJ), a primeira unidade na Região dos Lagos. No dia 21, quem levar 1 quilo de alimento não perecível receberá um salgado ou um doce *** Luciano Snel, CEO da Icatu, foi eleito uma das 500 personalidades mais influentes da América Latina na lista divulgada pela Bloomberg Línea.